24 de abril de 2024 00:37

Seminários preparam congonhenses e visitantes para o Simulado de Emergência de Barragens Integrado

A atividade é uma ação preventiva e preparatória para o Simulado de Emergência de Barragens Integrado, que ocorrerá no domingo (7/4). É importante destacar que não houve alteração dos níveis de segurança das barragens.

Com objetivo de preparar a população para o Simulado de Emergência de Barragens Integrado e reforçar a cultura de prevenção em Congonhas, principalmente entre as pessoas que vivem ou circulam pela Zona de Autossalvamento (ZAS) das 15 estruturas de contenção de rejeito, sedimento ou água, serão realizados os Simulados Orientativos – Reuniões Públicas. A ação coordenada pela Defesa Civil Municipal faz parte do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB). As reuniões, com duração de uma hora e meia, estão agendadas para os dias 1º, 2, 3 e 4 de abril (segunda, terça, quarta e quinta-feira).

A atividade ocorrerá em 12 locais que foram apontados pela comunidade. Haverá três sessões diárias, a partir das 18h30.

Também em função do feedback da população e das autoridades participantes da primeira edição, nos seminários deste ano será reproduzido o som da sirene por mensagem de voz e por toque, este último com duração de cerca de 10 segundos, de forma ilustrativa, para que os participantes  tomem conhecimento de ambas.

As reuniões públicas são realizadas em atendimento a uma exigência da legislação vigente. Além disso, servem para orientar as comunidades sobre como procederem durante o simulado e em uma possível situação de emergência, funcionando como treinamento expositivo, envolvendo agentes internos e externos.

Os participantes poderão entender ainda mais sobre o Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) e o Plano de Contingenciamento Integrado (Placon-i), além de se familiarizarem com termos como Zona de Autossalvamento (ZAS), Zona Secundária de Salvamento (ZSS), ponto de encontro e rota de fuga e sirene. Ao final da apresentação, serão mostrados no mapa os pontos de encontro referentes à ZAS que se localizam naquela região da cidade onde estará acontecendo cada seminário.

O Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) está em evolução constante e os Seminários Orientativos – Reuniões Públicas permitem a verificação de novas oportunidades para seu aperfeiçoamento.

“A participação popular nos seminários e no simulado é fundamental, em função das alterações que acontecem ano a ano no PMSB. Isso deixa as pessoas atualizadas sobre as sirenes, pontos de encontro e rotas de fuga, bem-informadas sobre outros aspectos do Plano, como também devidamente treinadas para uma eventual situação emergencial. As reuniões públicas representam ainda oportunidade para que as pessoas esclareçam dúvidas e apresentem sugestões”, assegura Guilherme Ferrari, gestor técnico da elaboração do Plano de Contingenciamento Integrado (Placon-i), principal instrumento do PMSB.

O PLANO DE SEGURANÇA:

O Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB) está sendo desenvolvido para integrar os sistemas de emergência de barragens e o de contingência da Defesa Civil Municipal, este último responsável por oferecer resposta também a outros eventos como inundações, deslizamentos, desabamentos e incêndios. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de Congonhas e conta com o apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale. A ação voltada para a comunidade é gerida pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap) e acompanhada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

Para mais informações, ligue para a Defesa Civil Municipal: 3732-0789 ou 199.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade