23 de abril de 2024 23:08

Feriados fixos? Papa Francisco quer mudar as datas do Carnaval e da Páscoa a partir do ano que vem

É só começar o ano que a mesma dúvida se repete: quando é a Páscoa? Quando é o Carnaval? E o Corpus Christi? Como esses são feriados móveis, a cada ano eles caem em uma data diferente, mas isso pode mudar a partir de 2025. E você sabe quem determina a data deles? A Igreja Católica. E o Papa Francisco está empenhado em mudar o sistema e adotar uma data fixa para os feriados, assim como Natal, outra importante data cristã.

A ideia é unificar a data da Páscoa católica com a da Igreja Ortodoxa a partir do ano que vem, quando os feriados vão coincidir. É a data da Páscoa que determina a do Carnaval e Corpus Christi.

Essa é uma discussão já antiga. Em 2022, o Papa Francisco falou sobre o assunto em um encontro com o patriarca ortodoxo Bartolomeu de Constantinopla. A ideia é que todos os cristãos possam celebrar a ressurreição de Jesus em conjunto – hoje, as duas Igrejas seguem um calendário diferente.

“Tenhamos a coragem de acabar com esta divisão, que às vezes nos faz rir… ‘O seu Cristo ressuscita quando? E o seu Cristo, quando ressuscita?’ Não. O sinal é um só Cristo para todos nós”, disse o papa Francisco à época.

Coincidentemente, a Páscoa em 2025 será comemorada na mesma data para a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Ortodoxa Bizantina após 1.700 anos: dia 20 de abril.

Mudanças no calendário

A semana de Páscoa é a data mais importante do calendário cristão, marcando a ressurreição de Cristo. A data da Páscoa cristã foi estabelecida no ano 325, durante o Concílio de Niceia.

Na época, acharam por bem adotar uma fórmula complicada: ela é sempre celebrada no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de primavera. Assim, ela sempre cai entre os fins de março e abril.

Caso realmente seja estabelecida uma data fixa para a Páscoa, outras datas festivas também vão sofrer alterações, já que o Carnaval e Corpus Christi são comemoradas de acordo com a Páscoa. O primeiro é hoje festejado 47 dias antes da Páscoa, já que são os dias que antecedem a Quaresma. O segundo, uma solenidade que festeja o Corpo e Sangue de Cristo na Eucaristia, acontece 60 dias depois.

O domingo de Páscoa de 2024 foi celebrado ontem. Assim, o Corpus Christi será no dia 30 de maio.

Como a Páscoa em 2025 já será no mesmo dia para católicos e ortodoxos, a ideia de ambas as igrejas é unificar a comemoração a partir do ano que vem, deixando sempre no segundo ou terceiro domingo de abril.

Apesar de as Igrejas Anglicana e Luterana quererem chegar a um acordo, o empecilho pode estar no Patriarcado de Moscou, que segundo matéria do Estadão pode acabar isolado na discussão. As Igrejas Luterana e Anglicana, na Inglaterra, também apoiam a unificação da Páscoa.

Ainda é preciso muita conversa e acordos para unificar as datas da Páscoa, que marcaria também uma união entre católicos e ortodoxos. O provável encontro entre os líderes religiosos está sendo especulado para acontecer em Jerusalém ou em Niceia (atual Iznik, na Turquia). Vamos aguardar!

 

FONTE MELHORES DESTINOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade