3 de maio de 2024 07:39

Onda de frio chega ao Brasil em breve; veja a previsão

O mês de abril terá os primeiros dias mais frios de outono em quase todo o Brasil, com chance de geada no Sul e temperatura abaixo da média no Sudeste. Os modelos apontam que uma forte massa de ar frio deve chegar ao país nas próximas semanas, encerrando um longo período de calor.

Quando o frio começa?

  • Os modelos indicam que a primeira massa de ar frio chega ao Brasil neste final de semana, mas atuará apenas na região Sul. O frio ainda será passageiro, com mínimas abaixo de 5°C e possibilidade de geadas.
  • A segunda onda de frio será mais intensa e terá força para avançar por grande parte do país, indicam as previsões.
  • O frio chega com mais força na segunda e terceira semana de abril, ou seja, a partir do dia 10. A temperatura despenca primeiro no Sul e depois no Sudeste entre os dias 14 e 15 de abril.
  • Também há possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira.
Primeira onda de frio chega no dia 8 de abril e pode atuar até o dia 22 de abril. Imagem: ECMWF
Primeira onda de frio chega no dia 8 de abril e pode atuar até o dia 22 de abril. Imagem: ECMWF

Ainda no dia 15, uma segunda massa de ar frio também intensa chega ao país, com potencial para derrubar as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, a temperatura pode não passar de 10°C em cidades como Canela e Gramado.

Quais estados afetados pela onda de frio?

Um dos modelos que reforça os sinais de frente fria na segunda quinzena de abril é o ECMWF. Segundo a previsão, a temperatura deve ficar abaixo da média nos seguintes estados: Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A massa de ar frio também pode chegar ao Nordeste e Norte do país. No entanto, ainda não é certo que o sistema terá força para avançar além do Centro-Sul do Brasil. Para o Nordeste, há probabilidade de nebulosidade e redução nas temperaturas por volta do dia 15 de Abril.

Vale destacar que a previsão pode mudar nos próximos dias. O frio pode chegar mais cedo ou mais tarde, ou ainda perder força. As informações são do Tempo.com.

 

FONTE OLHAR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade