24 de maio de 2024 04:42

Santuário do Caraça recebe ‘Ancestral’, novo festival gastronômico

Primeira edição do ‘Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho’ será realizada em 4 de maio

O Santuário do Caraça, situado na região Central de Minas Gerais, recebe, em 4 de maio, a primeira edição de um novo festival gastronômico especializado em queijos e vinhos. O evento intitulado “Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho” promete reunir produtores de todas as regiões do estado, levando hóspedes e visitantes a uma “viagem às origens” dos produtos no Brasil.

Prestes a comemorar seus 250 anos de história, o Santuário do Caraça será ponto de encontro para “um dia em que a gastronomia, a arte e a música irão enaltecer as tradições e riquezas culturais de Minas Gerais”, conforme divulgado pelos organizadores. O evento também promete resgatar uma parte da história local pouco difundida.

Gerente geral do Santuário do Caraça, Pablo Azevedo destaca que o “Ancestral” é um movimento cultural que visa valorizar o queijo artesanal e o vinho fino nacional, buscando resgatar a origem deste último no Brasil. Segundo ele, a região do Santuário do Caraça teve um papel significativo na história da produção de vinhos finos no país.

“Quando os padres portugueses chegaram em Minas Gerais, trouxeram a expertise do plantio das parreiras de uvas e produção do vinho fino, inclusive na região da Serra do Caraça, isso antes da colonização italiana no Sul do país, onde hoje se tem a tradição da produção da bebida. Por isso, o Santuário do Caraça pode ser considerado o local onde começou a produção de vinho fino no Brasil, inclusive com uma premiação por júri internacional datada em 1920″, destacou Azevedo.

Além de resgatar a história do vinho fino brasileiro, o festival também valoriza a produção do queijo artesanal mineiro. “Minas Gerais produzia vários tipos de queijos artesanais que se perderam com a chegada dos laticínios e a imposição de regras da vigilância sanitária aos produtores artesanais nos mesmos moldes das exigências às indústrias e o nosso intuito é resgatar os sabores e processos que eram utilizados no passado”, afirmou o gerente geral do Santuário.

Reservas de hospedagem no Santuário do Caraça para a data do evento já estão disponíveis. Mais informações sobre o festival gastronômico ainda serão divulgadas.

Ancestral – Festival Cultural do Queijo e do Vinho

Data: 04 de maio
Local: Santuário do Caraça | Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000

 

FONTE ITATIAIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade