As obras de restauro da Capela de Santo Antônio se iniciaram em março de 2022, e após longa espera, na tarde de ontem (23) ela foi reinaugurada e entregue para a comunidade. Localizada no bairro que leva o mesmo nome, erguida no final do século XVII, é a mais antiga do estado de Minas Gerais e marca o início da cidade de Mariana.
Durante a inauguração do espaço religioso e do largo, que volta a ser um local para socialização da comunidade, houve uma apresentação de capoeira dos alunos do tempo integral da Escola Municipal Wilson Pimenta Ferreira.
Foram realizadas intervenções no telhado, forro, piso e instalações elétricas. Também foi instalada uma proteção de incêndio e proteção de descarga atmosférica. O investimento da obra é de R$ 1,3 milhão, com recursos do Fundo de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento de Cidades Históricas (PAC – Cidades Históricas).
Anna de Grammont, arquiteta coordenadora do PAC da Cidades Históricas em Mariana, lembra do tempo e pessoal necessário para fazer uma reforma como esta que foi entregue. “Quando a gente vê as crianças jogando capoeira em frente a capela, tudo faz sentido. A gente lembra de porque a gente faz isso, de qual é o nosso trabalho. O patrimônio histórico é importante por causa das pessoas e quanto mais a gente cria lazer perto dele, mais se cria laço afetivo e conexão com esse patrimônio histórico”, destaca a arquiteta.
Daniela Castro, superintendente do Iphan MG, vê o patrimônio como um agente de desenvolvimento humano e econômico. “Mariana saiu muito à frente com muitas obras e projetos realizados, e a gente chega nesse momento de tá entregando efetivamente patrimônio histórico para a comunidade”, diz a Daniela.
A representante da comunidade, Dona Ia, se emocionou ao ver a capela que ela conhece desde criança restaurada, “Tem tanta alegria no meu coração, tô quase explodindo”. E sobre poder voltar a frequentar o espaço ela diz não ter palavras, “é maravilhoso” acrescenta.
Durante a inauguração Cristiano Vilas Boas, vice prefeito de Mariana anuncio o investimento de R$ 17 milhões do Governo Federal para a construção de um centro de artesanato na cidade. Segundo o Cristiano, este será um espaço para artesãos da sede e dos distritos mostrarem seu trabalho.
Segundo o pároco Geraldo Dias Buziani, as missas ocorreram dois sábados do mês na capela e dois no Salão Comunitário Cônego José Renato Peixoto Vidigal, no centro do bairro Santo Antônio. Neste sábado (27) às 19h, a celebração será na capela.
FONTE JORNAL GALILÉ