A tormenta do lixo mais uma vez ecoou na Câmara de Lafaiete (MG) na noite de véspera do feriado do Dia do Trabalhador (1/4). Ao usar a Tribuna, o Vereador João Paulo Pé Quente (PSD) voltou a criticar a Mega Construtora, responsável pela coleta de lixo desde fevereiro de 2023. A menos de 20 dias, a Câmara promoveu uma reunião em que os representaanates da empresa prometerem uma melhoria no serviço.
“Tem lixo espalhado por toda a cidade. Lafaiete está uma imundíce só. Está na hora da prefeitura notificar esta empresa e romper na Justiça este contrato. A empresa presta um péssimo serviço, Pelo menos no tempo da Localix nossa cidade era bem mais limpa. Volta, Localix”, pontuou Pé Quente. A localix ficou em Lafaiete por mais de 20 anos, mas perdeu o contrato em uma licitação há mais de 2 anos.
O Vereador Erivelton Jayme (PRD) reportou que na região do Bairro Paulo VI o serviço de coleta é realizado de forma descontinuada e sem horários definidos. “Na época da Localix o serviço era bem melhor”, ressaltou.
Cidades vizinhas
Há menos de 15 dias, moradores de Ouro Branco reclamaram da suspensão do serviço de coleta. A serviço foi restabelecido após acordo com a prefeitura. A ECSAM Serviços Ambientais que opera o serviço desde dezembro de 2022.
Já em Congonhas, a Prefeitura informou que a coleta de lxios será normalizada até amanhã. Isso porque a licitação com com a empresa Sistema Consultoria e Construções encontrou problemas vencendo o contrato ontem (30). Porém foi publicado no Diário Oficial uma renovação de contrato emergencial entre as partes, retroativa ao dia 26.04.2024, com valor de R$ 24.698.942,12 ao mês que fica vigente até que a licitação seja concluída. Todos os trabalhadores da empresa estavam de aviso prévio. O valor do contrato anterior era de R$ 11.778.647,66.