Quem circula pelas principais ruas e avenidas de Congonhas já se deparou com a imagem de pessoas com uniformes refletivos e apitos nos cruzamentos. Ele são os doze novos monitores contratados para auxiliar na regulação do trânsito das áreas centrais e permitir uma maior fluidez dos veículos, especialmente nos horários mais movimentados.
De acordo com a Diretoria de Mobilidade e Trânsito, entre as principais atribuições da função estão o controle de veículos nos cruzamentos, a regulação da travessia de pedestres para não travar a fluidez, o disciplinamento dos pedestres e condutores próximo às escolas, à feira do produtor rural e o monitoramento nas vagas destinadas para carga e descarga, anotando o horário de entrada e de saída dos veículos.
Os monitores complementam o trabalho dos agentes de trânsito realizando ações de conscientização e orientação, mas não tem competência para multar, apenas realizar notificação educativa. “O trabalho deles acontece de segunda a domingo de 07h às 19h e é muito importante que os motoristas e pedestres obedeçam as orientações dos monitores porque eles são um importante investimento da Prefeitura para melhorar as condições de trânsito na nossa cidade”, comenta o Diretor de Trânsito, Ronaldo Jesulino.
NÚMERO DE VEÍCULOS QUADRIPLICA EM 20 ANOS
De acordo com um relatório da Secretaria Municipal Segurança Pública (SESP) o número de veículos em Congonhas quase quadruplicou em 20 anos. Em 2003 eram pouco mais de 8.700 veículos emplacados na cidade. Ao longo dos anos esse número subiu chegando a 32800 veículos em 2023 segundo Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Somando com a frota flutuante, a SESP estima que hajam mais de 40 mil veículos em Congonhas. O município possui 52.890 habitantes conforme censo do IBGE em 2022.
Reportagem/Foto: Reinaldo Silva