Enquanto o outono começa a abrir o caminho para a chegada do inverno em junho, o feriado de Corpus Christi é uma ótima oportunidade para se refugiar em um destino onde é possível curtir o friozinho charmoso típico da estação. Por isso, a coluna desta semana traz cinco opções em Minas Gerais para aproveitar as temperaturas mais baixas e relaxar nos dias de folga.
O interior mineiro tem várias cidades encantadoras para se visitar nesta época do ano. Algumas das mais populares estão localizadas no Sul do Estado e possuem diversas opções de roteiro em família ou para casais com muita gastronomia e lazer. É só escolher o destino e colocar o pé na estrada.
Extrema
Extrema está localizada no Sul do Estado, junto à Serra da Mantiqueira, na divisa do Estado com São Paulo. A região é muito procurada para viagens e passeios durante o inverno em Minas, quando as temperaturas podem ficar até abaixo de zero e com geada.
No local, o turista encontra uma localização privilegiada com vista para serras, montanhas, cachoeiras, parques e rios, que é um belo convite para relaxar e se conectar com a natureza. O município também oferece diversas atrações para os amantes de esportes radicais como rafting, caiaque, rapel, voo livre e escalada.
Além de contemplar os cenários das belezas naturais, vale a pena se deliciar com a gastronomia típica mineira, conhecer cachaçarias e também saborear queijos artesanais produzidos na região.
Inconfidentes
Conhecida como a capital nacional do crochê, Inconfidentes faz parte do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas e é um dos maiores produtores de crochê, malhas, fios, fibras e tapetes da região. Agradável e tranquilo, o pequeno município de 6 mil habitantes fica a 450 km de Uberaba.
Nesta época do ano, as árvores da cidade são “vestidas” de crochê, com riqueza de detalhes, uma verdadeira maravilha delicada e lúdica para entreter quem passa pelas ruas. Vale reservar tempo da viagem para conhecer as belezas naturais do entorno, com cachoeiras e trilhas.
Brumadinho
Com charmosas pousadas que permitem apreciar as montanhas da região, Brumadinho é destino certo para curtir o aconchego do inverno. A cidade tem temperaturas baixas em qualquer época do ano, mas no inverno fica ainda mais atraente.
Em Casa Branca, povoado do município, que fica em um vale no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, o clima é ainda mais frio e a dica é experimentar a riqueza gastronômica da região em seus restaurantes, que possuem a tradicional comida mineira e também cardápios internacionais.
E é claro que não dá para falar de Brumadinho sem citar o Instituto Inhotim, que reúne jardim botânico e galerias de arte em um passeio inesquecível.
Diamantina
Localizada no norte do estado, a cidade é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e um ótimo lugar para quem gosta de história e boa música. A dica é aliar os passeios de descoberta das vielas e edificações aos momentos de relaxamento para assistir às famosas Vesperatas, um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais.
Na cidade dos diamantes você tem acesso a uma excelente programação cultural, lindas paisagens naturais e toda a bela arquitetura barroca. Não deixe de visitar os museus, a Casa de Chica da Silva e a do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Estadual e a Vila Biribiri.
Outra atração que merece destaque em Diamantina é o Café no Beco, evento que acontece aos domingos pela manhã. Comerciantes, poetas e músicos se reúnem no Beco da Tecla e lá o turista pode comprar artesanato e quitandas, além de apreciar a música regional ao vivo com violeiros, corais e cantadores. É um verdadeiro café da manhã a céu aberto, com broas, pães, queijos e outros quitutes da tradicional cozinha mineira, tudo regado a muita música.
Conceição do Ibitipoca
Mais conhecida pelas cachoeiras e trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca, as ruas estreitas do Conceição do Ibitipoca ficam disputadas à medida que as temperaturas caem. No vilarelo, música ao vivo nos bares sempre tem, geralmente de quinta a domingo. Além disso, tem um restaurante a cada passo para fazer a estação ainda mais deliciosa.
Embora a estação não seja convidativa para um banho de cachoeira, os visitantes ainda podem curtir as diversas trilhas do parque estadual. Para a turma do pedal, uma boa pedida é a Volta das Transições (@voltadastransicoes), um roteiro de cicloturismo que é um produto turístico do Circuito Serras de Ibitipoca.
O roteiro é autoguiado. São 390 km passando por dez cidades e 25 vilas e percorridos em sete etapas – uma por dia, contemplando a bela natureza da região, a gastronomia, a história e a cultura.
O cicloturista pode viajar sozinho ou em grupo, do jeito que ele quiser. É gratuito, é só o ciclista pegar as informações no site. Também fazer com o suporte e apoio de uma operadora local. A melhor época para fazer o roteiro é agora entre o outono e o inverno, período sem chuva.
FONTE JM ONLINE