12 de junho de 2024 15:05

ALERTA: Congonhas (MG) confirma 3 mortes por dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas (MG) informa que, de 1º de janeiro até o dia 24 de Maio de 2024, foram notificados 7.545 casos suspeitos de dengue com 1.320 confirmações da doença. No mês de janeiro foram feitas 252 notificações e confirmados 128 casos de dengue. Em fevereiro foram 824 casos notificados e 373 casos confirmados de dengue no município. Em março foram 1761 casos notificados e 763 casos confirmados da doença, em abril foram 3028 notificações 45 casos confirmados de dengue. Em maio foram 1680 notificações com 11 confirmações para a doença. Foram registrados três óbitos relacionados à dengue neste período e há um óbito suspeito em investigação no momento.
No período de 1º de janeiro a 24 de Maio foram notificados 83 casos suspeitos de chikungunya em Congonhas com 44 confirmações da doença. Não houve registro de óbitos relacionados à chikungunya neste período e não há óbito suspeito em investigação no momento.
Até o momento, não foram registrados casos de zika em Congonhas no ano de 2024.
O cidadão tem um papel essencial na luta contra as arboviroses combatendo os possíveis focos de água parada dentro dos quintais e interior das casas que podem se tornar criadouros para o Aedes e outros mosquitos. Medidas simples como descartar ou guardar de forma adequada materiais que possam conter água parada, como baldes, garrafas, pneus e copos descartáveis; limpar e desobstruir calhas e ralos; encher de areia os pratos de plantas; manter tampadas as caixas d’água; dar descarga em vasos sanitários pouco utilizados; entre outras, duram apenas alguns minutos por semana, mas contribuem significativamente para o combate à estas doenças.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade