Quem chega a Conselheiro Lafaiete (MG) pela rodoviária já sente no primeiro contato o cartão postal da cidade. Flagrantes de brigas, uso de drogas e álcool, ameças, abordangens violentas, sujeira, medo e temor. Isso sem contar colchões, caixas de papelão, sujeira e barracas espalhodos em praças e ruas. O cenário é degrante, algo parecido com um favelinha montada em diversas partes da cidade.
Na rodoviária são flagrantes de brigas e violência explícita. Os moradores e comerciantes relatam a apreensão de conviver com este cenário aviltante e constrangedor. A situação expressa a realidade social e custo para mitigar o problema que aumenta a cada dia nas ruas. A falta de políticas públicas corajosas e comprometidas esbarra também na inércia da sociedade.
Reunião
Para buscar mitigação para o problemática social, acontece nesta tarde (24) na Câmara Municipal, uma reunião na qual os conselhos municipais e a Secretaria Municipal de Assistência Social levarão propostas, desde moradias, resgate da dignidade a inserção social, para enfrentamento e elaboração de um plano emergencial de atendimento aos moradores em situação de rua e a formação de um comitê para acompanhamento da problemática.