Na sessão do dia 04 de junho a vereadora Damires trouxe à tona uma questão urgente que afeta diretamente a comunidade de Conselheiro Lafaiete há anos: a falta de vagas(MG) em creches municipais. Em sua fala durante a sessão plenária na Câmara Municipal, a vereadora ressaltou a gravidade da situação e a necessidade de ação imediata para solucionar esse problema, que perdura por anos em nossa cidade.
Diante desse cenário, Damires propôs a realização de uma audiência pública para discutir e buscar soluções para a falta de vagas em creches municipais e a adequação dos horários de atendimento. Com uma fila de espera que chega a quase mil crianças, a escassez de vagas em creches se tornou uma questão de extrema urgência em termos de política pública e de apoio às famílias.
Desde o início de seu mandato, Damires vem lutando por melhorias na educação de Lafaiete, principalmente nas creches. Em 2022 a vereadora teve uma importante vitória com a aprovação de seu projeto de lei nº 086/2022 – Lei 6.157/2022, que garante vagas em creches e escolas de ensino fundamental para crianças filhas de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Damires também realizou várias fiscalizações em creches e escolas do municipio, verificando a necessidade de reformas e criação de novas unidades para atender toda a demanda municipal.
A prefeitura realizou as reformas indicadas pela vereadora, como a reforma da Creche Monsenhor Antônio José Ferreira, que atende os bairro Vista Alegre e Guarani, a reforma do telhado do CRMEI Vereador Juquita Vieira – Proinfância do bairro Lima Dias, a reforma da Creche Dona Glorinha, no bairro Museu, a manutenção da Creche Dona Mariinha Biagioni, no bairro Cachoeira e a criação de mais duas unidades, sendo a Creche Helena da Cruz Chaves, que atende o bairro Bela Vista e o anexo II da Creche Mariinha Biagioni, atendendo a região central, porém, mesmo com as reformas e abertura de novas vagas, a demanda de Lafaiete continua enorme.
Durante a sessão a vereadora enfatizou a importância da educação e do suporte às famílias que necessitam conciliar o trabalho com o cuidado dos filhos. “Muitas famílias enfrentam dificuldades devido à incompatibilidade dos horários das creches com os horários de trabalho, especialmente as mães que atuam no comércio e em diversas empresas da região”, destacou. O requerimento em que Damires solicita a audiência pública foi votado e aprovado por todos os presentes, ficando pendende o agendamento da data para a realização desta tão importante audiência pública.