14 de agosto de 2024 18:17

Vereador Sandro José cobra agilidade na criação de comissão para discutir construção de novo asilo em Lafaiete (MG)

No dia 13 de março, durante audiência pública, foi definido pela construção de uma nova instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Lafaiete (MG) já que o atual asilo, está prestes a fechar sucumbido pela crise financeira e sanitária. Uma comissão multidisciplinar seria criada para a levar a cabo este empreendimento, desafio dividido entre a sociedade e terceiro setor.

A direção nacional da Sociedade São Vicente de Paulo, já bateu o martelo e conta os minutos para encerrar as atividades do Asilo Dr. Carlos Romeiro, com sede em Conselheiro Lafaiete (MG) e 47 anos de fundação.

O documento, datado de 11 de janeiro de 2024, assinado pelo Presidente, César Custódio da Silva, relata a que a instituição conta de 36 idosos e 15 já em estado avançado de transferência e reafirmou o fechamento do asilo. “O processo é lento para outros lares de idosos, pois temos que fazer a transferência humanizada de forma a não causar impactos negativos na vida do idoso”, relatou o comunicado.

A Promotora de Justiça Liliale Ferrarezi Fagundes disse o Asilo Carlos Romeiro fez críticas a decisão de fechamento sem qualquer planejamento de que esta decisão será executada com preservação dos direitos das pessoas idosas acolhidas.

Em razão disso, há ação em trâmite, na qual figura como réus a ILPI, o Conselho Nacional da Sociedade São Vicente de Paulo e o Município de Conselheiro Lafaiete, tendo o Poder Judiciário fixados aos réus várias obrigações para que o encerramento das atividades ocorresse de forma digna aos acolhidos, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 à ILPI e Sociedade São Vicente de Paulo e de R$ 10.000,00 para o Município.

Câmara

O Vereador Sandro José (PP) usou a Tribuna na semana passada para cobrar agilidade na criação da comissão de acompanhamento de construção da nova unidade assistencial conforme deliberação da audiência pública. “Quase que diariamente sou cobrado pela constituição da comissão e ficou por conta desta Casa levar adiante o compromisso firmado e coube a Comissão de Direitos Humanos liderar este processo nomeados os componentes juntamente com as secretarias de saúde, assistência social, conselho do idoso e um grupo engajado nesta empreitada. Quem sabe este novo asilo possa sair para garantir dignidade aos nossos assistidos?”, questionou Sandro.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade