A saúde pede socorro. Nossa reportagem recebeu imagens em que denunciam o sucateamento do SAMU regional, ligado Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência Centro Sul, com sede em Barbacena (MG) e que atende 51 municípios que são beneficiados com o sistema de urgência e emergência.
Uma internauta flagrou uma situação, segundo ela inadmissível, em que uma ambulância que chegava ao Hospital e Maternidade São José, em Lafaiete, na manhã de domingo (16), estava com a porta traseira fechada com uma faixa, um cenário de total abandono do veículo e falta de segurança ao paciente. “Como cidadã achei um absurdo”, declarou.
O outro lado
Nossa reportagem buscou informações com a direção do SAMU que informou que busca alternativas para renovação da frota. Leia nota oficial.
“Com relação a imagem de uma ambulância do SAMU que foi fotografada, em Conselheiro Lafaiete, transitando com a porta traseira amarrada por uma faixa, informamos que foi um problema que apareceu de forma repentina e que naquele momento foi a alternativa que a equipe da ambulância encontrou para solucioná-lo de imediato, sem riscos à sua segurança ou de eventuais pacientes que lá se encontravam. Informamos ainda, que já estão sendo adotadas as providências cabíveis para que o veículo passe pelo serviço de manutenção adequadamente.
Há que se registrar também, que a frota de ambulâncias do SAMU já conta com muitos anos de uso, alguns veículos já estão sendo utilizados pelo Consórcio há mais de 8 anos seguidos, necessitando de renovação imediata. Diante dessa situação, a Administração do CISRU Centro Sul, consórcio responsável pelo gerenciamento do serviço na região, está empenhada para, junto ao Ministério da Saúde, viabilizar a renovação da frota com a maior brevidade possível”.