A obra de construção de uma galeria, que vai consumir perto de R$ 4 milhões, entra na reta final de conclusão após atrasos recorrentes no seu cronograma, gerando revolta e indignação dos moradores das Ruas Dr.Moreira e Marechal Floriano. A obra pretende por fim as enchentes na parte baixa de Conselheiro Lafaiete (MG)
A edificação gerou transtornos previsíveis aos comerciantes que amargaram prejuízos incontáveis sem qualquer compensação. Pagaram caro por uma obra mal planejada mas foram as ruas para protestar com a administração e bloquearam por mais de 6 horas o acesso ao viaduto Duartina Nogueira no dia 11 de junho.
Após pressão, o Prefeito Mário Marcus prometeu que entregaria a obra até o dia 30 de junho e ao que parece ela entra na reta final com a compactação do solo,e asfaltamento e posterior reabertura. Caso não se concretize a promessa, os moradores prometeram paralisar na segunda-feira (2) o trânsito.
Projetos
O Vereador Pedro Américo (PT) apresentou dois projetos de lei na Câmara de Lafaiete em que autoriza a Prefeitura conceder isenção da Taxa de Coleta de Lixo e da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública referente aos exercícios de 2024, 2025 e 2026 aos imóveis edificados nas ruas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Moreira diretamente impactados pela obra de construção de galeria para escoamento de águas pluviais, isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU referente aos exercícios de 2024, 2025 e 2026.
Para o IPTU serão considerados imóveis diretamente impactados aqueles confrontantes com o tapume que delimita os limites da obra de construção da galeria.