16 de julho de 2024 03:13

LUTA DO POVO: passarela do Pires (MG) ganha data de construção e traz alívio para moradores angustiados de tantos acidentes e insegurança na MG030

“A passarela de Lobo Leite está setenta por cento encaminhada”, afirma Sr. Jorge ao sair de reunião com Adesiap (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba) e Prefeitura de Congonhas no dia 19 de junho. No prazo de 30 dias, o projeto será detalhado e a expectativa é que seja (imediatamente) aprovado pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para início das obras.

Quinhentos mil reais foram depositados pela Gerdau em 4 de outubro de 2022 por causa de seu plano de expansão com aumento do fluxo de veículos na MG 30, que corta Lobo Leite. O valor será complementado através de contrapartida da gestão municipal.

A história da passarela é de muito sofrimento e luta. O dinheiro depositado ficou parado por quase dois anos. Houve acidente na MG 30, em Lobo Leite, com duas vítimas fatais, um jovem e uma criança. Os moradores organizados no Comitê de Atingidos/Mab se mobilizaram com manifestação na manhã de 9 de junho e, de imediato, conquistaram travessia segura para crianças da escola. No dia 14, representantes da Adesiap realizaram encontro em Lobo Leite e apresentaram o projeto. Esse encontro gerou a reunião do dia 19 de junho.

Além de Cláudio Antônio de Souza (prefeito de Congonhas) e João Diniz ( Adesiap), participaram da reunião nove moradores de Lobo Leite, entre os quais membros do Conselho Comunitário de Pastoral (CCP), da Associação local, do MAB e um vereador.

A mobilização continua com Celebração no dia 29 de junho (sábado), às 8 horas, entre os quebra-molas da MG 30 e o restaurante de Marília. “Vamos rezar pelas pessoas que morreram na rodovia perigosa e pelas autoridades. Que ponham a mão na consciência e construam a passarela. Ela salva vidas”.

Padre Geraldo, pároco da Paróquia Mãe da Igreja, estará presente.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade