A Fase 2 de expansão deve aumentar a capacidade de produção entre 1 milhão e 2 milhões de toneladas
A Vallourec, líder mundial em soluções tubulares premium, anuncia que recebeu as aprovações necessárias da autoridade ambiental estadual (COPAM) e do regulador federal de mineração (ANM) para avançar na primeira fase de extensão de sua mina de minério de ferro Pau Branco. A mina, localizada no estado de Minas Gerais, Brasil, fornece matéria-prima para o processo verticalmente integrado de produção de tubos da Vallourec e diversifica os fluxos de lucros do Grupo por meio de vendas externas de minério de ferro.
De a acordo com a empresa, o projeto da Fase 1 estenderá a vida útil da mina Pau Branco, melhorará a qualidade de suas reservas e aumentará sua lucratividade. Após este processo de aprovação bem-sucedido, o investimento de capital relacionado às atividades de extensão da Fase 1 começará dentro do prazo. “A Vallourec, portanto, reitera suas expectativas de um início bem-sucedido da extensão da Fase 1 no final de 2024. Em linha com a comunicação anterior, a Vallourec espera que a extensão da mina da Fase 2 seja concluída em 2027”, detalha a companhia. Para a fase 1, que deve ser concluída no final de 2024, a previsão de investimentos é de 20 milhões de euros.
A administração da Vallourec informa que está atualmente trabalhando com autoridades estaduais e nacionais para obter as licenças ambientais e de produção necessárias para a Fase 2. Ao longo de suas operações diárias e na progressão desses novos projetos, a Vallourec prioriza a segurança e a responsabilidade ambiental acima de tudo. A fase 2 deve aumentar a capacidade de produção entre 1 milhão e 2 milhões de toneladas. Atualmente a capacidade de produção da mina é de 6 milhões t. Para esta fase, o investimento deve se situar entre 100 milhões e 125 milhões de euros e o start up deve ocorrer em 2027.
“Com essas ampliações, a mina Pau Branco continuará apoiando nosso negócio de Tubos e nossos clientes. Esses projetos de alto e rápido retorno também contribuirão para o desempenho financeiro da Vallourec e maximizarão o valor gerado pela nossa base de ativos brasileira. Nosso processo de implementação é totalmente focado em segurança, proteção ambiental, eficiência produtiva e respeito a todos os nossos stakeholders”, afirma Philippe Guillemot, Presidente do Conselho e CEO do Grupo Vallourec.
FONTE BRASIL MINÉRAL