Na última terça-feira, dia 09, uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró Mídia, contratada pela Rádio Ouro FM 107.3, mexeu com a política em Entre Rios de Minas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MG-05191/2024, e aponta Dr. Bruno Saldanha como o favorito na corrida eleitoral em Entre Rios de Minas.
Dr. Bruno Saldanha, que foi o segundo candidato mais votado nas eleições de 2020, lidera as intenções de voto com 31,9%, destacando-se como o principal nome para assumir o Executivo Municipal. Sua liderança apresenta uma boa vantagem sobre o ex-prefeito Marinho, que aparece com 20,3% das intenções de voto. Thiago Itamar, o “Ted”, vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, ocupa a terceira posição com 7,8%.
A pesquisa entrevistou 320 pessoas com idade mínima de 16 anos, entre os dias 18 e 22 de junho de 2024. Para garantir a representatividade, os entrevistados foram selecionados por meio de uma amostragem probabilística em dois estágios, abrangendo áreas urbanas e rurais do município, além de dividir os entrevistados igualmente por gênero, idade, escolaridade e renda. A margem de erro da pesquisa é de 5,4% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Confira o resultado completo:
Outros nomes mencionados na pesquisa incluem a ex-prefeita Cristina Resende (6,3%), seu ex-vice-prefeito Cristiano da Sayonara (4,4%), Padre Thiago (3,4%), Cafezinho (2,2%) e Engenheiro Alexandre Tristão (1,6%). Nota-se ainda que o número de indecisos não é tão alto,14,6%, o que corrobora para a vantagem de Dr. Bruno Saldanha.
Quando questionados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum, o número de indecisos já aumenta para 37,4%. Dentre os nomes citados, Engenheiro Alexandre Tristão tem a maior rejeição com 16,6%, seguido por Cristina Resende com 11,9% e Marinho com 9,7%. Dr. Bruno Saldanha possui uma rejeição de 7,5%, sendo um dos candidatos com menor índice de rejeição, o que reforça mais uma vez sua posição de favorito ao pleito.
O cenário político de Entre Rios de Minas ficou dividido desde a cassação do ex-prefeito José Walter Resende Aguiar, em dezembro de 2023. A partir daí, vários nomes tentaram emplacar mas não parecem conquistar a confiança do eleitorado, como mostra a pesquisa. Outro fator que vem marcando de forma negativa a disputa em Entre Rios de Minas é a proliferação de fake news contra diversos pré-candidatos. Dr. Bruno Saldanha, por exemplo, recentemente foi vítima de vídeos mentirosos distribuídos via aplicativos de mensagens e, mesmo assim, aparece hoje com a preferência do eleitorado.
A pesquisa encomendada pela Rádio Ouro FM107 mostra que o médico está em uma posição sólida na corrida eleitoral, mas o clima de incerteza e a disseminação de fake news ainda podem influenciar o desenrolar das eleições municipais. Portanto, os eleitores de Entre Rios de Minas devem ficar atentos e buscar informações confiáveis para tomar uma decisão correta nas urnas.