Teatro da Pedra registra em filme história de santa milagreira preta

No próximo sábado (20), o Teatro da Pedra inicia as filmagens da sua primeira investida cinematográfica: um curta-metragem sobre Manoelina dos Coqueiros, a santa milagreira preta que atraía legiões de fiéis para Entre Rios de Minas, na década de 30 do século passado.

Apesar de ser baseado em uma história real, o filme é uma obra de ficção que incorpora elementos dramáticos aos registros sobre a vida de Manoelina. Famosa à sua época, ela teve sua história registrada por veículos como a revista O Cruzeiro e o jornal A Noite. No entanto, perseguida pela Igreja Católica, acabou tendo sua memória apagada.

De acordo com informações da Prefeitura de Entre Rios de Minas, a santa milagreira foi curada de uma tuberculose aos 16 anos, quando teria recebido o chamado para intervir por outros necessitados. A partir daí, passou a viver de forma modesta, alimentando-se apenas de pão e vinho e dormindo em um catre de madeira. Morreu aos 49 anos, vítima de anemia profunda.

Com direção e roteiro de Juliano Pereira e Michel Montandon, a produção será gravada em São João del-Rei e Entre Rios de Minas, com equipe técnica dos dois municípios. A previsão é que o filme seja lançado em 14 de setembro deste ano, dia do nascimento de Manoelina.

Na sua fase jovem, a protagonista será interpretada por Daiane Jaqueline Ribeiro, ex-aluna da oficina de teatro ministrada pelo Teatro da Pedra em São Miguel do Cajuru, distrito de São João del-Rei. “É uma história muito interessante que praticamente poucas pessoas conhecem. Por isso, é uma experiência muito boa”, afirma. 

A atriz Soraia Santos, que interpreta a Dona Rosária, mãe da protagonista, ressalta a importância da obra cinematográfica. “Eu estou muito honrada de fazer este trabalho, porque é muito bonita esta questão de levantar a memória de uma mulher preta que foi esquecida”, acrescenta. Segundo ela, a sua inspiração para a compor a personagem é sua avó, Dona Tereza, hoje com 95 anos, que foi benzedeira quando mais jovem.

No elenco, também constam atores do Teatro da Pedra, como Fernanda Nascimento (Manoelina velha), Gustavo Rosário (médico), Elis Ferreira (contadora de histórias) e Adilson Homem (padre), além de outros convidados, como Adailson Natanael dos Passos (pai de Manoelina), outro ex-aluno das oficinas oferecidas pelo grupo, que também já trabalhou com arte-educador.

A obra é financiada com recursos federais da Lei Paulo Gustavo, distribuídos pela Prefeitura de Entre Rios de Minas.

Serviço:

O QUÊ: Filmagens de curta-metragem sobre Manoelina dos Coqueiros
QUANDO: A partir deste sábado (20)
ONDE: São João del-Rei e Entre Rios de Minas.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular