O Festival ‘Tudo é Jazz’ em Ouro Preto promoverá o show de um dos maiores nomes da MPB, o cantor Lenine. O artista se apresentará no segundo dia de evento, dia 2 de agosto, na Praça Tiradentes. Os consertos deste ano homenagearão Ray Charles e Pixinguinha e serão todos gratuitos.
A apresentação do cantor é o ponto alto do festival que há alguns anos transforma Ouro Preto na capital do jazz no Brasil. A curadoria é do compositor e arranjador Gustavo Figueiredo e a direção geral do produtor cultural, Rud Carvalho, da New View Entretenimento e Comunicação.
O Festival Tudo é Jazz chega a 22ª edição e desde o ano passado, expandiu as datas e praças para Belo Horizonte, além de Congonhas, Ouro Branco e Itabirito.
LENINE TRAZ 40 ANOS DE SUCESSO PARA OURO PRETOCom mais de 20 anos de história, o Festival já recebeu Hermeto Pascoal, João Donato, João Bosco e grandes nomes
Lenine começou sua carreira musical nos anos 1980, mas foi na década de 1990 que ganhou maior notoriedade, especialmente com o lançamento do álbum “Olho de Peixe” (1993), em parceria com o percussionista Marcos Suzano. Este trabalho é um marco na sua carreira e ajudou a consolidar sua reputação como um artista de vanguarda.
Algumas das principais músicas de Lenine incluem:
- “Paciência”: Um dos seus maiores sucessos, conhecida pela letra reflexiva e a melodia envolvente.
- “Hoje Eu Quero Sair Só”: Uma canção vibrante que explora temas de liberdade e autoconhecimento.
- “Leão do Norte”: Uma homenagem às suas raízes nordestinas.
- “Jack Soul Brasileiro”: Uma faixa que destaca sua habilidade em mesclar ritmos brasileiros com influências internacionais.
- “Do It”: Uma colaboração internacional que mostra sua versatilidade artística.
Além de sua carreira solo, Lenine é conhecido por suas colaborações com outros grandes nomes da música brasileira e internacional, como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Maria Bethânia e Julieta Venegas. Seu trabalho também é reconhecido fora do Brasil, e ele já