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UMA SEMANA DE CONCESSÃO: EPR Via Mineira realiza 526 atendimentos na 1ª semana de operação na BR-040 onde foram registrados 31 acidentes e duas mortes

Nova Lima, 13 de agosto de 2024 – Em sua primeira semana de operação, a EPR Via Mineira – concessionária que administra a BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora – realizou 526 atendimentos em pista entre os dias 6 e 12 de agosto. Destes, 169 foram apoios operacionais solicitados pelos usuários, os demais 357 foram solicitados por outros meios, como viaturas operacionais. Do total de ocorrências, 264 foram realizadas por pane mecânica, 31 por acidentes, entre elas duas mortes entre o trecho mais violento da rodovia (Lafaiete a Congonhas) e 18 por incêndios. Outras ocorrências também foram verificadas por inspeções realizadas pelas viaturas da empresa que percorrem os 232 quilômetros concessionados.
 A equipe da EPR também efetuou a remoção por guincho de 134 veículos. O balanço revela ainda que foram realizados 41 atendimentos pré-hospitalares aos usuários da rodovia.
 “Nosso compromisso na EPR Via Mineira é garantir que os usuários da BR-040 tenham segurança e tranquilidade durante todo o trajeto. Estamos preparados para oferecer assistência rápida e eficiente, mas é importante que os motoristas façam sua parte, mantendo a manutenção dos veículos em dia, e de igual importância, respeitando a sinalização de trânsito e adotando uma direção conservadora e prudente. A prevenção é o melhor caminho para evitar situações de risco na estrada”, explica Eric de Almeida, diretor-executivo da EPR Via Mineira.
 Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
 No total, são 5 Bases de Atendimento ao Usuário localizadas em Nova Lima, Congonhas, Carandaí, Barbacena e Santos Dumont. As bases de atendimento estão equipadas com ambulâncias, guinchos entre leves e pesados, viaturas de inspeção de tráfego, caminhões de combate a incêndio, além de veículo para apreensão de animais. Os locais também servem de pontos de apoio aos motoristas, com banheiros e água.
 As viaturas de inspeção percorrem a rodovia 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na via ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição.
 O atendimento em pista prestado pela EPR Via Mineira é gratuito. Em caso de emergência, os usuários podem ligar para o número 0800 003 1040, que também fornece informações sobre a estrada, incluindo bloqueios e trechos em obras. Na primeira semana de operação, foram 628 ligações para o 0800.
 “A ANTT está atenta aos primeiros dias de operação da EPR Via Mineira, monitorando a prestação dos serviços para assegurar que o atendimento aos usuários da BR-040 seja de alta qualidade e garanta a segurança viária ao longo do trecho concedido. Como parceiros nesta concessão, nosso compromisso é garantir que a população se beneficie desses serviços essenciais”, afirma Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


 Desconto para Usuário Frequente

A nova concessão traz também o Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que pode reduzir progressivamente a tarifa de pedágio, de R$ 12,70, em até 70% para veículos leves que usam a rodovia com frequência. Para ter acesso a ele, basta que o carro tenha a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG). Não é necessário qualquer cadastro junto à concessionária.
 Além disso, a adesão ao Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% está disponível para todos os veículos equipados com TAG de cobrança eletrônica. Motocicletas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático são isentos de tarifa, conforme a legislação vigente.


 Obras avançam

Para os primeiros 100 dias de operação, a EPR Via Mineira preparou uma série de ações prioritárias para melhorar as condições da rodovia e garantir a segurança dos usuários de forma mais imediata possível. Na primeira semana, já foram recuperadas faixas com fresagem e recomposição do pavimento, além de intervenções na sinalização horizontal e vertical da rodovia. Ao todo, mais de 15 máquinas estão em pista para essa atuação.
 Também foram instaladas mais de 230 placas com informações aos usuários e realizada a limpeza de vegetação de cerca de 60 quilômetros da rodovia. Dez toneladas de lixo foram removidas.

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