Viajar para as cidades históricas em Minas Gerais é como entrar em uma máquina do tempo e desembarcar no século XVIII, em um recanto repleto das mais diversas belezas naturais, cultura e, claro, mineiridade.
Afinal, com cenários compostos por charmosas ruas de paralelepípedo, construções coloniais, como igrejas e monumentos, e até mesmo memoriais, fica fácil se encantar e embarcar de cabeça nesta história tão rica e cheia de maravilhas.
Quer saber mais? Então, confira mais detalhes sobre as principais cidades históricas em MG!
Ouro Preto: uma das mais famosas cidades históricas históricas em Minas Gerais!

A cidade reúne o maior acervo da arquitetura e da arte do período colonial, e por isso é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, perfeita para mergulhar de cabeça na história do destino.
O que eu faço lá?
Você pode começar o tour pela Praça Tiradentes, onde estão a imponente estátua de Tiradentes, o famoso Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia. Visite também os belos casarões coloniais dos séculos XVII e XVIII, de paredes branquinhas e janelas coloridas, que compõem a praça, pois ideais para tirar muitas fotos!
Pertinho de lá, aproveite para conhecer a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho, e a emblemática Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Para fechar com chave de ouro, inclua no roteiro o Teatro Municipal de Ouro Preto, conhecido como “Casa da Ópera”, afinal, é o teatro mais antigo do Brasil, ainda em funcionamento.
Onde se hospedar em Ouro Preto? O Luxor Ouro Preto está no centro da cidade e instalado em um charmoso casarão do século XVII. O hotel conta com café da manhã já incluso na tarifa, sala de jogos e serviço de quarto. Outra opção é a Pousada Minas Gerais, com também café da manhã incluso e ótima localização. A escolha perfeita para viver a essência da cidade!
Diamantina

Esta é, sem dúvidas, uma das cidades históricas em Minas Gerais favoritas dos brasileiros. Com mais de três séculos de fundação, Diamantina ganhou, em dezembro de 1999, o reconhecimento de Patrimônio Mundial pela Unesco.
O que eu faço lá?
O primeiro ponto que você precisa conhecer é o Centro Histórico de Diamantina, porque é onde estão reunidas casas e importantes patrimônios históricos que contam a história do Ciclo do Ouro no Brasil. Um deles é a pitoresca Casa da Glória, chamada de “Passadiço”, um dos mais famosos cartões-postais da cidade.
Depois, visite a histórica Igreja São Francisco de Assis, construída em 1830. Nossa dica é subir até as torres dos sinos e apreciar o altar composto por ouro e madeira. Outro ponto turístico obrigatório é a Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo, construída no século XIX, pois até hoje sedia a famosa Festa do Divino.
Santa Bárbara: uma das cidades históricas em Minas Gerais mais encantadoras

Localizado no interior do estado, este não é um destino muito conhecido, no entanto, guarda experiências inesquecíveis para a sua viagem. A história de Santa Bárbara começa com o bandeirante paulista Antônio Silva Bueno, que a encontrou em 4 de dezembro de 1704, durante uma expedição em busca de ouro.
O que eu faço lá?
A principal atração turística é o impactante Santuário do Caraça, pois é onde está o Centro Histórico de Santa Bárbara. A Reserva Particular do Patrimônio Natural é um tipo de parque ecológico, que abriga construções do século XVIII e XIX, como o importante Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, o Relógio do Sol e o Calvário, além de cachoeiras e trilhas.
Já mais para o centro da cidade, pode visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, a Capela da Arquiconfraria do Cordão de São Francisco, a Casa do Mirante, a inesquecível Estação Ferroviária e a Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
Tiradentes

Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das cidades históricas em Minas Gerais mais queridinhas! Protagonista do Ciclo do Ouro, seu nome foi dado em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, afinal, ele foi o grande ativista pela Inconfidência Mineira.
O que eu faço lá?
Pode-se dizer que a cidade é relativamente pequena, então, um roteiro de dois dias é ideal para passear pelos pontos turísticos. Você pode começar pelo tradicional Largo das Forras, conhecido pelo passeio de charrete pela região.
Aliás, por lá também está a delicada Capela Bom Jesus da Pobreza, tombada pelo Iphan, a Igreja Matriz de Santo Antônio, com arquitetura e arte barroca e rococó, o incrível Museu de Sant’Ana, o Museu Casa Padre Toledo e o Museu da Liturgia, além de inúmeros restaurantes, que complementam a fama gastronômica do destino!
Que tal visitar o vilarejo do Bichinho?

Se você tiver alguns dias sobrando no roteiro e quiser se aventurar ainda mais pelas cidades históricas em MG, pode fazer um bate-volta para Bichinho, a 7 km de Tiradentes. Pois, por ser uma região pequena, é possível avistá-la facilmente.
Os principais pontos turísticos são a inusitada Casa Torta, construída em 2016 por um casal carioca, o Museu do Automóvel da Estrada Real e a Igreja Nossa Senhora da Penha. Aliás, você vai se encantar com oficinas e ateliês espalhados pela cidade, que comercializam pinturas, esculturas e fotografias.
Mariana

Você precisa passar por uma das mais importantes cidades históricas em Minas Gerais! Sendo a primeira vila, bispado e capital do estado, Mariana é a única cidade do período colonial com traços urbanísticos projetados.
O que eu faço lá?
Comece seu roteiro pela Praça Minas Gerais, onde estão a Igreja São Francisco de Assis, considerada uma obra-prima da arte colonial brasileira, e a Igreja Nossa Senhora do Carmo, sendo conhecidas como igrejas gêmeas
Ainda por lá, a interessante Praça Gomes de Freire, além de ter um charmoso paisagismo, também conta com construções coloniais preservadas, que abrigam restaurantes de culinária regional. Aproveite para conhecer o Museu Casa Alphonsus de Guimarães, com visitação guiada pelo rico acervo do poeta.
FONTE MAGAZINE ZARPO