Intenção era a de transformar a metrópole em um grande centro futurista
A China comprou uma cidade do nordeste brasileiro por cerca de 9 trilhões de reais com o intuito de transformá-la em uma metrópole futurista. A cidade escolhida foi Matraca, que fica na Paraíba e conta hoje com cerca de 8.300 habitantes.
A intenção dos chineses era a de reconfigurar toda a cidade e, em breve, fazer dela um porto offshore de última geração, com infraestrutura da mais alta tecnologia. Porém, algo parece não ter dado certo.
O que aconteceu?
O investimento de 9 trilhões de reais foi o primeiro a levantar a suspeita das autoridades, justamente por ser um valor praticamente igual ao PIB brasileiro.
A promotora Ellen Veras Ximenes pediu à Prefeitura de Matraca toda a documentação onde mostrasse as intenções e garantias dos chineses sobre a compra da cidade, além de um relatório detalhado de todos os protocolos de garantias legais do negócio, mas ainda não se sabe se a prefeitura conseguiu apresentar tudo, na íntegra.
O que se sabe é que informações de interesse público não foram divulgadas, assim como as garantias legais por parte dos chineses também não ficaram totalmente claras, que desistiram do negócio meses depois.
Hoje a cidade voltou à sua rotina normal, mas ainda lembra da possibilidade de ter se tornado uma referência tecnológica mundial, o que mudaria a vida de todos os seus moradores e suas futuras gerações.
FONTE DIÁRIO DO LITORAL