Na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, por volta das 08h, uma equipe PM, acionada, compareceu no local dos fatos, situado no Bairro Águas Férreas, São João Del Rei (MG) onde, segundo informações, havia um corpo de um homem, caído ao solo, sem os sinais vitais.
Os militares se depararam com o corpo da vítima, posteriormente identificada como um homem, de 60 anos, apresentando rigidez cadavérica, e sinais de agressões, com um corte no supercílio esquerdo, e uma perfuração na cabeça.
A vítima estava sem as calças (apenas de cueca), com blusa, e meias, e, ao lado do corpo, um par de tênis, um copo de cerveja, e alguns pedaços de papel higiênico.
Ainda de acordo com as informações, ele trabalhava como Guia Turístico no município. Devido ao uso excessivo de álcool e drogas, se envolvia em algumas brigas.
Segundo o Médico Legista, a perfuração existente na cabeça da vítima seria resultado de uma pancada causada por objeto contundente, descartando a hipótese de ter sido causada por disparo de arma de fogo.
Ele havia sido visto um bar, por onde passou, rapidamente, tendo tomado apenas uma cerveja, e saiu sozinho, em direção a um outro estabelecimento, onde ocorria um evento. A vitima costumava andar com quantias significativas de dinheiro.
As câmeras de videomonitoramento do estabelecimento não estavam em funcionamento, em virtude de um furto da fiação.