Evento levará, nos dias 21 e 22 e 24 e 25 de agosto, programação inclusiva e diversa com shows, teatro infantil, contação de história e concurso de desenhos
O Balneário Água Limpa – distrito de Nova Lima/Itabirito (MG) – é a próxima parada do projeto itinerante cultural, “Festival da Vida”, nos dias 24 e 25 de agosto (sábado e domingo), no Retiro AcquaVille (rua do Arquiteto, s/n). Apresentada pelo Instituto Cultural Vale, a edição levará para a comunidade do distrito uma programação gratuita voltada para a inclusão, a acessibilidade e a diversidade, com destaque para os shows do cantor Igor Venal, bloco Toca Raul, Vitão na Viola, samba de raiz Na Gaveta, DJ Montana, e a apresentação infantil Do fundo do Baú e rua brincante, com o Baú Recontando.
Com o tema “Inclusão Social”, o Festival da Vida apresentará também o espetáculo infantil educativo da companhia de teatro do ator, diretor e ‘proseador’, Marcelino Xibil, e promoverá um concurso de desenhos, ambos na Escola Municipal Ursino do Nascimento (rua dos Bancários, 31), nos dias 21 e 22 de agosto (quarta e quinta).
“O Festival da Vida tem a missão de levar alegria e dignidade através das mais variadas expressões artísticas de qualidade, que mobilizam a comunidade local e contribuem para a formação da identidade cultural e da cidadania, promovem o diálogo e senso crítico, fortalecem o senso de pertencimento, além de servirem como uma ferramenta educativa”, declara o produtor cultural e organizador, Rud Carvalho.
A atual edição conta com a parceria da Associação dos Moradores Retiro AcquaVille, Associação Solidária Balnéario Água Limpa, Associação de Moradores Vale do Sereno Água Limpa e Associação dos Moradores de Água Limpa.
Idealizado pela saudosa produtora e curadora Maria Alice Martins, o Festival da Vida nasceu na cidade de Mariana, há 20 anos, e ampliou sua abrangência para outras mineiras, como Santa Bárbara e Nova Lima, levando cursos, oficinas, teatro, dança e música, por meio de uma programação gratuita para toda a família em espaços e praças públicas. O projeto é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, apoio da Cedro Mineração e do Supermercados BH, produção da New View e realização da Associação Livre de Cultura e Esporte (ALCE).
Programação ‘Festival da Vida – Água Limpa’
21 e 22 de agosto (quarta e quinta):
Concurso de desenhos e apresentação de teatro educativo da companhia do Marcelino Xibil – Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, com quase duas décadas de trajetória como ator, diretor e contador de causos, Marcelino Xibil já realizou mais de 500 espetáculos em 13 estados do Brasil.
Local: Escola Municipal Ursino do Nascimento (rua dos Bancários, 31)
Horário: turno da manhã e da tarde
24 de agosto (sábado):
16h: Igor Venal – Nascido em Itabira (MG), formado em Música pelo Centro Universitário Izabela Hendrix, o multi-instrumentista participa ativamente de festivais renomados em sua região e tem conquistado o público com sua performance envolvente e cativante. Igor produz músicas autorais, explorando uma variedade de gêneros, incluindo MPB, rock alternativo, samba, blues e jazz.
17h30: Bloco Toca Raul – Toca Raul Agremiação Psicodélica é um bloco de carnaval e um coletivo que realiza algumas ações sociais.
Local: Retiro AcquaVille (rua do Arquiteto, s/n)
25 de agosto (domingo):
10h: rua brincante com Baú Recontando – Grupo de recreação e show infantil, que tem o intuito de resgatar cantigas e brincadeiras do folclore para que as crianças de hoje conheçam e se envolvam mais com a nossa cultura, incentivando-as a serem crianças.
11h: show infantil Do fundo do Baú com Baú Recontando
12h: Vitão da Viola – Músico há 10 anos, suas inspirações vêm dos seus avós, pai e tio, com quem aprendeu a tocar violão. Já a viola, aprendeu a tocar há cerca de 15 anos, ouvindo e vendo os artistas na televisão em programas como o Viola, Minha Viola. Costuma se apresentar em São Gonçalo do Bação, Ouro Preto e Mariana.
13h30: samba de raiz Na Gaveta
Local: Retiro AcquaVille (rua do Arquiteto, s/n)
Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.
Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.