Super-heróis, animais, carros, profissões e até ritmos musicais. A cada eleição, candidatos tentam chamar a atenção do eleitor com nomes inusitados nas urnas. Em 2024, mais de 455 mil pessoas vão disputar vagas de prefeito, vice e vereador, segundo registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para inscrição das candidaturas terminou na quinta-feira (15).
Pelas regras, o nome para constar na urna eletrônica deverá ter, no máximo, 30 caracteres. E pode ser o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o candidato é mais conhecido, desde que “não atente contra o pudor e não seja ridículo ou irreverente”.
Nesse contexto, criatividade é o que não falta. Nas 3 principais cidades da região, a criatividade dá o tom da campanha.
Lafaiete
Com 13 cadeiras e 204 postulantes com em média 16 candidatos por vaga, Lafaiete tem diversos nomes que chamam a atenção.
Desde Tina Show (SD), André Auê (PSB), Artur da Égua (Mobiliza), Chibo Peba (PP), Galego da Funerária (PSB), Nozinho do Chapéu (PSD), Silmara do Caminhão, Paulo Sucata (PL), Sou Jair (Republicanos), Sônia do DPVA (PODE), Damião do Chevetty (SD), entre outras figuras que tentam chegar ao Legislativo.
Congonhas
Com 116 candidatos para 13 vagas, em média 11 por vaga, a Cidade dos Profetas tem uma disputa acirrada. Os postulantes tentam emplacar suas candidaturas com nomes como Alessandra Paixão (SD), Anselmo Calado (PRD), Coruja (PSD), Egle Boi (Mobiliza), Fumaça (Federação), Pica Pau do Bem (Pode), William Moicano (Pode) dentre outros nomes concorrentes.
Ouro Branco
Em Ouro Branco são 116 candidatos para 13 cadeira, o que perfaz 9 postulantes por vaga. Como nas cidades vizinhas, lá também a criatividade impera para atrair os votos dos quase 31 eleitores.
Cigano Motorista (Avante), Edson Mapa Cabeção (PSB), Elton Leiteiro (PDT), Ildeu Coletivo Cem (Federação), Leia da Renovação ((Federação), Márcio Torresmo (PODE), Ricardo do Babalu (Avante), Roberto Diskmatel (PSB) e Zé Gotinha (Federação) são alguns nomes presentes na lista de escolha dos eleitores.
Agora é esperar pelo dia 6 de outubro.