Multiartista Pablo Vares abre a programação de projeto em Ouro Preto que promove encontros artísticos e celebra memórias que valorizam o patrimônio e a história dos teatros no Brasil
Em setembro, a Casa da Ópera de Ouro Preto, o mais antigo teatro em funcionamento das Américas, será palco do projeto “Encontros na Casa da Ópera”. A iniciativa traz para a cidade uma programação diversificada que mescla espetáculos musicais e teatrais, que irão proporcionar registros audiovisuais imersos nas memórias afetivas de moradores e artistas, além de destacar a importância da Casa da Ópera no imaginário cultural de Ouro Preto.
Os “Encontros na Casa da Ópera” começam no dia 14 de setembro com a apresentação do multi-instrumentista uruguaio, Pablo Vares, com o melhor da música flamenca contemporânea e a magia do handpan. Músico e compositor versátil, radicado no Brasil desde 2012, Vares atua em diversos contextos, desde as ruas até grandes palcos e orquestras, mantendo sempre sua identidade musical. Com mais de dez anos de experiência como violonista flamenco, combina tradição e inovação ao incorporar técnicas de live looping ao seu trabalho, criando performances únicas.
Ao longo de sua carreira, trabalhou com grandes nomes como Rosamaria Murtinho, Letícia Spiller e Marcos Mion, além de compor trilhas sonoras para teatro e audiovisual. Suas músicas foram veiculadas em programas de TV como “Caldeirão do Huck” e “Big Brother Brasil 2022”.
Outro destaque na programação é a apresentação, no dia 27 de setembro, do quarteto formado pelo saxofonista Chico Amaral, Magno Alexandre, Pablo Souza e Lincoln Cheib. O grupo apresenta um repertório baseado no trabalho mais recente de Chico Amaral, o disco virtual Canções Brasileiras, uma leitura instrumental de clássicos da música brasileira com composições de Villa-Lobos, Milton Nascimento, Vinícius de Moraes, Edu Lobo entre outros.
Já no dia 29 de setembro, o “Encontros na Casa da Ópera” apresenta o espetáculo “Delírio”. Depois de encenar em várias cidades do país, Jonas Bloch chega a Ouro Preto com uma seleção de textos de Manoel de Barros.
No espetáculo, estão presentes humor, poesia, surrealismo, o amor pelo Pantanal, lendas, e um inusitado linguajar de Manoel de Barros, considerado por Drummond, “o maior poeta brasileiro”, traduzido em vários países e ganhador de dois prêmios Jabuti. Formado em Artes Visuais, Jonas Bloch tem mais de 60 anos de profissão atuando na televisão, no cinema e no teatro. No cinema coleciona mais de quarenta filmes. No teatro, trinta e oito peças e na tv cinquenta e três produções.
Para ambas as apresentações a entrada é gratuita e os assentos preenchidos por ordem de chegada. Os espetáculos contam com interpretação de libras com as intérpretes Camila Freitas e Natielly Ferreira, a produção é de Rayssa Amaral.
Arte e cultura para todas as idades
Os alunos e professores da rede municipal e estadual de ensino de Ouro Preto também estão convidados para os “Encontros na Casa da Ópera”. As crianças e adolescentes vão aprender e se divertir com os coletivos “Hora do Conto” e “Conte Comigo” com o espetáculo “Estação das Histórias – O que é que Ouro Preto tem?”, e com as contadoras de históriasIngrid Ribeiro e Olívia Coelho na “Estação das Histórias – Ouro Preto, Meu Lugar”. Além disso, os professores do município participam da oficina “Arte das Histórias”, com Renata Camargos.
O Projeto “Encontros na Casa da Ópera” é uma realização da Planeta Cultura e Sustentabilidade e Governo Federal – Brasil: União e Reconstrução, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à cultura, com patrocínio da Ferro Puro Mineração em parceria com Instituto Território Criativo e a Casa do Professor de Ouro Preto.
SERVIÇO
“Encontros na Casa da Ópera” – Setembro/2024
Local: Casa da Ópera | R. Brg. Musqueira, 104 – Ouro Preto.
Espetáculo “Flamenco & Handpan” – COM PABLO VARES
Espetáculo “Canções Brasileiras” – QUARTETO CHICO AMARAL
Data: 27 de setembro, às 20h
Espetáculo “Delírios” – JONAS BLOCH
Data: 29 de setembro, às 19h
Entrada gratuita – *Evento sujeito à lotação, entrada por ordem de chegada.
Mais informações – @planetacultura_
Informações para a imprensa: Hiper Teia Comunicação- (31) 99821-0976.