Por natureza, estrategistas de SEO precisam ser altamente adaptáveis: a reviravolta nas buscas online gerada pelos modelos de inteligência artificial é um capítulo atual importante em um ofício que já precisa lidar com várias métricas simultâneas, além de ocasionais mudanças de critérios de avaliação do Google.
Nesse contexto, pequenas atitudes podem trazer ganhos marginais significativos – e um serviço de VPN pode ser uma ferramenta valiosa para fazer marketing digital.
A VPN é um serviço de rede virtual privada, usado para melhorar a cibersegurança e a privacidade virtual. De modo geral, o uso de VPN no Brasil tem crescido e pesquisas recentes indicam que a adesão no país se equipara ao uso nos EUA, que são os líderes mundiais no uso da tecnologia, com 30% da população conectada a esse tipo de programa.
As funções da VPN geralmente são bem conhecidas para jogadores online e para quem faz uso doméstico e corporativo. Porém, muitos profissionais de marketing digital ainda não sabem como essa ferramenta pode ajudar a incrementar resultados SEO.
Para quem deseja expandir seu público e derrubar barreiras ao mercado internacional com a otimização de conteúdo, a VPN torna-se uma aliada necessária. A seguir, vamos apresentar seis bons motivos para você incorporar essa ferramenta em sua rotina SEO.
Maior granularidade nas buscas por palavras-chave
Ao expandir a oferta de conteúdo para outros países, será preciso criar landing pages localizadas. Essa tarefa de conteúdo requer algumas preocupações e adaptações, pois essas páginas individuais devem ser segmentadas para atrair e se comunicar de maneira eficaz com audiências de outras localidades.
Tipicamente, isso exige esforço de pesquisa e redação para adaptar o texto. Além disso, para que o SEO seja bem-feito, ele deverá contar com palavras-chaves relevantes. Para obter uma visão clara de quais palavras funcionam no estrangeiro, a mudança de geolocalização proporcionada pela VPN é extremamente eficaz: a ferramenta permite alterar a localização virtual por meio de um servidor privado e, com a ocultação do IP, será possível “enganar” o mecanismo de busca para fazer a análise ideal dessas palavras-chave.
Resultados de busca localizados
Conseguir uma boa colocação no ranking SERP é um objetivo com grau variável de dificuldade. Compreender a própria colocação nos resultados de busca é o primeiro passo tanto para entender o grau de sucesso quanto para saber o que é preciso aprimorar.
Entretanto, esse “placar” pode variar conforme alguns fatores, tais como cookies, restrições geográficas de conteúdo e rastreadores de navegação. A relevância de uma página em uma busca varia bastante de acordo com a localidade.
O recurso da VPN permite visualizar rapidamente e comparar resultados de busca de várias localidades, eventualmente obtendo uma visão mais precisa da relevância geral de uma página. Ele também permitirá acesso às metadescrições das buscas mais bem-sucedidas de cada local, o que é de grande ajuda para aprimorar o SEO.
Aumento na precisão do PPC
Não dá para negar que a ferramenta de diagnóstico e visualização dos anúncios do Google é muito útil para criar e monitorar campanhas de PPC. Porém, também é necessário reconhecer que ela não é precisa o suficiente para distinguir entre resultados pagos e orgânicos, e isso tende a gerar confusão em análises, mesmo quando se faz a alteração da localização na plataforma antes de conduzir às previsões.
A boa notícia é que o uso da VPN ajuda a transpor esse obstáculo. A conexão a uma rede privada com servidores distribuídos por diversas localidades do mundo permite acessar os anúncios desejados pela ferramenta do Google estando em outra localidade (virtualmente) sem efetivamente ter que se deslocar de modo físico ou depender do acesso de terceiros à ferramenta. Dessa forma, os resultados orgânicos e pagos não se embaralham e a análise se torna mais precisa.
Privacidade para estratégia SEO e checagem de competidores
A checagem comparativa de parâmetros SEO é uma atividade constante no cotidiano altamente competitivo desse trabalho. A privacidade digital proporcionada pela VPN pode ser bastante útil para manter o anonimato durante o monitoramento de competidores, reduzindo a pegada digital deixada para trás ao conduzir uma estratégia SEO.
Isso acontece porque a VPN permite “mascarar” o IP de um dispositivo durante a navegação pela internet, além de codificar comunicações. Essa funcionalidade, quando aliada a outras boas práticas, reduz a quantidade de informações de acesso deixadas para trás e reduz as possibilidades de que a sua estratégia ou seus passos digitais sejam analisados detalhadamente por outros agentes de mercado, especialmente ao imitar ações eficazes deles.
Acesso a recursos com restrições geográficas
A conexão a servidores internacionais que é possibilitada pelo uso de uma VPN permite contornar serviços com restrições espaciais. Essa propriedade é um diferencial para países com restrições de acesso a determinados serviços, que podem variar desde ferramentas de análise de SEO a simples sites e aplicativos de acesso cotidiano e para uso pontual.
Comunicações criptografadas
Toda empresa precisa ter a privacidade de suas comunicações preservada. Se vazamentos de dados de um indivíduo já geram danos, no contexto de uma organização, a exposição de informações sensíveis pode trazer prejuízos a trabalhadores, contratantes e à própria imagem e sobrevivência do negócio.
Por isso, a capacidade dos serviços de VPN de criar um “túnel” virtual para criptografar a troca de informações não pode ser ignorada nem diminuída. Em um contexto de modelos de trabalho remoto ou híbrido, isso se torna ainda mais importante. Qual seria a razão de ficar à mercê de interceptações por cibercriminosos, ataques DDoS e outros riscos de navegação da internet pública quando existe uma ferramenta bastante acessível que é capaz de evitar tudo isso?
Antes de sequer pensar em uma estratégia SEO, o primeiro passo é garantir a segurança cibernética para operar diariamente com menos preocupações. Nesse sentido, a VPN é um bem incontornável.