Ele é conhecido por ser travesso e brincalhão e gosta de pregar peças nas pessoas fazendo traquinagens
Além de Halloween, em 31 de outubro comemora-se o Dia do Saci. O Saci-Pererê é um ser mítico que vive nas florestas. Ele é um menino preto, tem uma perna só, usa um gorro vermelho, fuma cachimbo e aparece sempre dentro de redemoinhos.
É conhecido por ser travesso e brincalhão e gosta de pregar peças nas pessoas fazendo traquinagens, como espantar animais, trocar o sal por açúcar, roubar ovos das galinhas e trançar as crinas dos cavalos.
Confira algumas curiosidades do Saci:
Por que o saci tem uma perna só?
A falta de uma perna do Saci possui várias interpretações. Ela pode ser vista como um símbolo de resiliência e adaptação, pois, mesmo com uma limitação física, o Saci continua ágil e brincalhão. “Esse aspecto reflete a capacidade de superar dificuldades, algo que se relaciona profundamente com a história do povo brasileiro, formado por indígenas, africanos escravizados e imigrantes, que enfrentaram grandes desafios para construir a identidade do Brasil”, comenta Paula Furtado.
O Saci pode ser dominado
Apesar de ser uma figura brincalhona e travessa, o Saci pode ser aprisionado. Para isso, é preciso roubar o gorro vermelho usado por ele. Outra forma de capturá-lo é posicionar uma peneira em um redemoinho e prendê-lo em uma garrafa de vidro. Mas atenção! A lenda conta que, se alguém tentar detê-lo e não conseguir, o Saci pode ser bastante perigoso e vingativo.
Mestre do fogo e mão furada
Um dos poderes do Saci é a capacidade de controlar o fogo. Ele é capaz de criar chamas e apagá-las quando bem entender. Além disso, o travesso gosta de pedir fogo aos viajantes para acender seu cachimbo. Dizem que uma das mãos dele é furada de tanto carregar as brasas do pito.
Símbolo de time de futebol
Desde 2016, o Saci Pererê é o mascote oficial do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, no Rio do Grande do Sul. Ele representa a habilidade dos jogadores em driblar os adversários. O Inter, inclusive, criou a série de animação “Aventuras do Saci”, disponível na plataforma “Mundo Colorado”, que mostra as peripécias do mascote.
FONTE O TEMPO