Fim dos carros populares? Com o avanço do mercado automotivo brasileiro, marcas como Chevrolet, Hyundai e Toyota estão descontinuando seus modelos populares, deixando consumidores com menos opções acessíveis. Entenda o que está mudando.
Fim dos carros populares? Alguns dos carros populares mais queridos da Chevrolet, Hyundai e outras marcas já saíram de linha em 2024, surpreendendo motoristas e fãs. Embora a renovação de modelos seja uma prática comum nas montadoras, a despedida desses veículos icônicos marca o fim de uma era para muitos consumidores. Neste artigo, vamos relembrar os modelos que mais deixaram sua marca no mercado brasileiro e entender o impacto dessa mudança no cenário automotivo.
Carros populares fora de linha no mercado brasileiro em 2024
Vale mencionar que os carros populares fora de linha seguem no mercado, contudo, agora somente no ramo dos usados, já que as fábricas não produzem mais novos modelos. Focando primeiramente na Chevrolet, modelos como Cruze e Cruze Sport6, segundo dados do portal ‘Auto Esporte’, saíram de linha em definitivo neste ano de 2024.
O fim dos carros populares chegou e não estão mais sendo fabricados pela montadora, e o sedã vendeu apenas uma unidade no mês de agosto. As vendas dos carros populares fora de linha caíram muito nos últimos meses e por conta disso a marca decidiu tirar as versões de sua linha de produção.
Em seguida teve o Bolt e o Bolt EUV, este último estava limitado a 200 unidades e todas vendidas. Contudo, ainda aparece no site e o preço é de R$ 279 mil e com um bônus do R$ 50 mil caso leve um carro usado. Já o hatch, não há unidades à venda, embora ainda conste no site da Chevrolet, e ambos não estão mais sendo produzidos.
Outro modelo que está na lista do fim dos carros populares fora de linha, que teve sua linha encerrada no mundo inteiro, ganhando uma linha especial para o Brasil, chamada Collection. A ideia da marca é que o modelo volte alguns anos mais tarde, mas como uma versão elétrica.
Asiáticas também antecipam fim dos carros populares
Ainda segundo o Autoesporte, o Hyundai Ioniq parou de ser importado para o Brasil, apesar de ainda constar no site da montadora. Em seu lugar, estão preparando a chegada do Ioniq5, um hatch elétrico que tem uma proposta mais esportiva. Já o Toyota Camry, lançado nos Estados Unidos no último ano, não chegou no Brasil, pois o estoque acabou antes dessa importação.
Ainda não tem previsões de uma nova geração para importação ao Brasil, ficando de fora do dia a dia dos brasileiros. O Jac iEV330P, uma caminhonete elétrica está fora de linha e prestes a ser substituída pela Hunter. Seu preço está no valor de R$ 390 mil, com uma economia de 226 quilômetros.
Renault, Nissan e Chery também destacam seus carros populares fora de linha
O Caoa Chery iCar chegou em junho de 2022 e nunca foi um sucesso de vendas, mesmo sendo um dos elétricos mais baratos do Brasil. Neste ano de 2024 chegou o fim dos carros populares elétricos, pois não teve nenhuma unidade importada para o Brasil, mas ainda há algumas unidades à venda no país. Quando se esgotarem, não há previsão de novas chegarem.
O Nissan Leaf foi o primeiro elétrico vendido ao consumidor no Brasil, e foi um dos carros populares fora de linha, sendo oferecido no site da montadora até fevereiro deste ano. Contudo, o seu preço estava acima do padrão em relação a alguns carros elétricos maiores, como BYD Yuan Plus.
Por fim, está o Renault Stepway, que teve o seu fim anunciado pelo presidente da marca no Brasil, Ricardo Gondo. Entretanto, foi apenas em julho que ele saiu de vez de linha da montadora, deixando apenas a versão 1.0 no mercado automotivo.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS