O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) de Barbacena comemora seus 114 anos de história, sendo uma das mais tradicionais instituições de ensino de Barbacena (MG).
Contudo, o marco histórico veio acompanhado de uma polêmica: ex-alunos manifestaram insatisfação com o estado atual de conservação do prédio. Segundo eles, o espaço apresenta sinais de deterioração, o que estaria comprometendo a imagem e a funcionalidade do local.
O flagrantebq enviou um questionamento à atual direção do IFET, buscando esclarecimentos sobre eventuais planos de manutenção e melhorias para o prédio, mas, até o momento, não houve nenhum pronunciamento oficial sobre o assunto.
A história
O nosso Castelo corre o risco de desabar. Meu nome é Amin Feres, sou da turma EAFB 83/85 e formamos uma comissão SOS ESCOLA AGRÍCOLA. Há alguns anos, a diretoria do IF SUDESTE interditou todo o conjunto do prédio histórico da Escola Agrícola (os quatro prédios ao redor do pátio interno) por causa do risco que ele corre. Fomos informados que todo o mobiliário, carteiras e material de laboratório foi retirado de dentro dos 4 prédios. Os quadros de formandos e algum material que era do memorial foi transferido para casa onde morava o seu Hamilton Navarro. Com a interdição, levaram para lá outros materiais de memória e está tudo acumulado dentro dessa casa que também é frágil, e vimos cupim caindo do telhado.
As casas onde, na minha época, funcionavam República dos estudantes que eram reprovados, no NA no NZ, a casa da Dona Lindaura a casa do professor Amarílio de Paula atrás da lavanderia ou já desabaram ou estão prestes a desabar. Esses prédios centenários fechados há alguns anos sem manutenção infestados de cupins, e neste período de chuvas agora podem se perder.
O processo de licitação está emperrado por falta de interesse político em Brasília. Então, nós da turma EAFB 83/85 montamos uma comissão com o nome de SOS ESCOLA AGRÍCOLA e vamos promover algumas ações para chamar atenção da classe política e não deixar perder esse Marco Referencial de nossas vidas.
Planos: Abraçaço, Abaixo Assinado Virtual, Reportagem de TV, e ofícios aos congressistas.
Precisamos do apoio de todos os Ex-alunos e seus familiares.
Por favor, peço que URGENTEMENTE, um representante de cada turma de ex-alunos entre em contato comigo pelo WhatsApp
(31) 99939-0511, para receber as informações de como participar.
Muito obrigado.