A edição “Primavera” chega em Acuruí com apresentação da Ferro Puro Mineração e programação gratuita
Entre os dias 8 e 16 de novembro, Acuruí, distrito de Itabirito (MG), será palco do Festival da Primavera, um evento que vai envolver a comunidade local e regional com uma programação gratuita e diversificada. Em sua segunda etapa, o Festival das Montanhas e Águas de Minas convida o público a explorar as belezas naturais da região e também se propõe a enaltecer a cultura e os talentos locais. A ideia é que, em cada atividade, seja revelada a essência artística da comunidade, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva que une natureza, arte e tradição mineira.
O Festival da Primavera tem apresentação da Grupo Avante e da Ferro Puro Mineração, conta com patrocínio da Jaguar Mining, Cemig e da Prefeitura de Itabirito – Secretaria de Patrimônio Cultural, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Rouanet art. 18. É coordenado pelo produtor cultural Rud Carvalho, com realização da ALCE – Associação Livre de Cultura e Esporte e produção da New View Entretenimento e Comunicação.
Programação
Oficina
Abrindo a programação do Festival da Primavera, a oficina de flores feitas com tampinhas recicláveis será realizada no dia 8 de novembro, na Associação Comunitária, oferecendo aos participantes uma experiência criativa e sustentável. Com tampinhas de garrafa, papelão, retalhos e outros materiais reutilizáveis, a atividade vai transformar resíduos em arte decorativa que enfeitará o festival. A oficina busca, além de conscientizar sobre a importância da reciclagem, mostrar o poder da criatividade em dar vida nova a peças descartadas.
Com 15 vagas destinadas a pessoas a partir de 12 anos, o encontro será mais do que uma atividade prática: é uma oportunidade de convivência, onde a comunidade pode compartilhar experiências, trocar conhecimentos e cultivar novas ideias.
Teatro e Música
Nos dias 15 e 16, a Praça Principal de Acuruí será o coração do Festival da Primavera, acolhendo o público para uma programação cultural com apresentações de teatro, shows musicais e atividades esportivas. Um dos destaques desta edição é a escolha do Príncipe e da Princesa da Primavera.
Dia 15/11
- Local: Praça Principal (área coberta com tenda)
- 15hs Grupo de Teatro Komboio – A Lenda do Boi Bumbá
- O Grupo de Teatro Komboio apresenta uma adaptação divertida da lenda do Boi Bumbá, ambientada em Itabirito e repleta de humor, música e tradição mineira. Com diálogos rápidos, crítica social e uma trilha sonora vibrante, a peça convida o público a uma celebração das raízes locais, destacando personagens e cenários familiares, como a Mercearia Paraopeba e a Cachoeira da Benvinda.
- 17hs Show com Rafhael de Lima
- O cantor sertanejo Raphael Lima é uma das novas promessas do cenário musical em Nova Lima, destacando-se por seu carisma e autenticidade em cada apresentação. Com um repertório que vai dos clássicos do sertanejo às suas composições autorais, Raphael preparou um show envolvente com um repertório de sertanejo contemporâneo e influências tradicionais, sertanejo universitário, além de músicas próprias.
- 21hs Show com Bruno Coimbra
- O cantor e compositor Bruno Coimbra iniciou sua carreira solo em agosto de 2013 e, em 2014, lançou seu primeiro EP, intitulado Amanhã, com um teatro lotado para marcar o momento. Com um repertório que une influências do rock’n’roll das décadas de 60, 70 e 80 à contemporaneidade, suas músicas trazem uma mescla de crítica social, autorreflexão e um toque de humor. Ao longo dos anos, Bruno Coimbra já se apresentou em uma ampla variedade de palcos, passando por pubs, teatros, casas de shows e festivais. Sua trajetória o levou a várias cidades de Minas Gerais e também ao Rio de Janeiro, consolidando sua presença no cenário musical.
Dia 16/11
- Local: Praça Principal (área coberta com tenda)
- 15h30: Entrega de Faixa e Premiação da Princesa e Príncipe da Primavera
- 16h30: Apresentação do Projeto Taekwondo
- 18h: Show com Zé Carlos
- José Carlos Braga, nascido em Montes Claros, mudou-se para Belo Horizonte onde começou cedo a tocar e cantar ao lado dos irmãos Braga. Com uma carreira marcada por diversas formações musicais, desenvolveu um estilo próprio que mistura ritmos variados da MPB. Para o festival, traz uma formação especial, contando com Eduardo Flores na bateria e André Vitorino, músico da região, nos teclados e na sanfona. Juntos, prometem apresentar o melhor dos ritmos da MPB, criando uma atmosfera envolvente e repleta de talento local.
- 21h: Show com Suellen Araújo
- Aos onze anos, Suellen descobriu sua paixão pela música, e aos dezenove mudou-se para Belo Horizonte, onde iniciou sua carreira. Com vinte e um anos, assumiu o circuito profissional, conquistando o público com seu talento e sua voz marcante. Já se apresentou em eventos renomados dividiu o palco com artistas de peso, como Aline Rosa e Preta Gil. No universo da música sertaneja, é uma artista autêntica e cativante ganhando destaque nas redes sociais, onde seus vídeos no Instagram e TikTok somam mais de um milhão de visualizações.