A Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas-ACLAC- tem a honra de convidar Vossa Senhoria para participar de uma noite de historicidade e de grande importância sobre novas descobertas, oriundas de pesquisas no exterior e no Brasil acerca do Mestre Antônio Francisco Lisboa- O Aleijadinho.
Para tanto, o renomado pesquisador e escritor, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda fará uma noite de autógrafos da 2ª Edição do Livro: ” O Aleijadinho Revelado -Estudos históricos sobre Antônio Francisco Lisboa”.
Leve parentes, amigos e interessados em pesquisa, história e Arte.
“O Aleijadinho Revelado”: segunda edição já disponível nas livrarias e e-book
Já está disponível nas livrarias e em formato e-book a 2ª edição do livro O Aleijadinho Revelado, de autoria do vice-presidente do IHGMG, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda. A obra, que reúne décadas de pesquisa histórica sobre Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, já pode ser encontrada na versão e-book pela plataforma Amazon e também na livraria Conhecimento.
O livro oferece uma biografia detalhada do afamado escultor mineiro, que nasceu em 1737 e morreu em 1814, abordando desde suas origens familiares até os desafios e marcos de sua vida. Com um acervo de estudos acumulado em mais de trinta anos, O Aleijadinho Revelado explora aspectos genealógicos, o processo de aprendizado artístico do escultor, suas principais obras e o legado cultural que deixou. O trabalho também traz detalhes inéditos sobre suas doenças, os traços de seu caráter e as exumações que confirmaram aspectos de sua vida e aparência.
Segundo o autor, Marcos Paulo de Souza Miranda, Aleijadinho foi um homem que, antes de se tornar um ícone da arte barroca, viveu uma vida repleta de dificuldades e realizações: “Antônio Francisco Lisboa, antes de ser um gênio da arte, foi um homem que nasceu, viveu e morreu como qualquer outro. Um homem com avós, pais, tios, irmãos, companheira, filho, nora, netos e bisnetos. […] Aleijadinho foi um homem cujo talento transformava a natureza, criava o belo e deixava legados imperecíveis à humanidade.”
Esta segunda edição, ampliada e revista, é prefaciada por Olinto Rodrigues dos Santos Filho, enquanto a primeira edição contou com prefácio de Angelo Oswaldo de Araújo Santos. O primeiro lançamento da versão impressa do livro será na cidade de Congonhas neste dia 13 de novembro de 2024 e no dia 14 em Ouro Preto durante a Semana Aleijadinho.
FONTE IGHMG