Há 23 anos instalada em Conselheiro Lafaiete, a livraria e sebo “Alfarrábio” é, para o olhar desatento e apressado, apenas uma portinha na curva da rua Domingos Mendes, nº 19, no Centro (atrás da atual Secretaria de Saúde). Mas, o olhar curioso que adentra, verá um santuário abarrotado, do chão ao teto, de livros, revistas, almanaques, CDs, DVDs que somam um acervo de cerca de 5 mil obras: literatura – em prosa e verso – ciência, filosofia, religião, história, medicina, arte, psicologia, autoajuda, didática, raridades e preciosidades num tapete vermelho de conhecimento, sensibilidade e cultura.
A história da livraria “Alfarrábio” é a história do encontro do casal Selma Rodrigues (carioca) com o saudoso hermano Miguel Angel Villard (1947-2019). Ambos os livreiros, percorreram por anos feiras de livros, exposições e bienais Brasil afora até aportarem em nossa cidade, onde encontraram a acolhida que Lafaiete é useira e vezeira em oferecer. Aqui o estrangeiro vira logo família.
Apesar da dolorosa perda do marido, Selma Rodrigues toca o empreendimento cultural com afinco, amor e constante alegria no olhar e no sorriso. E o mais bonito: sempre acompanhada pelo amado Enzo, que nasceu e está crescendo com saúde em meio aos livros. O garoto está com 11 anos, é fera em matemática e já mostra as asinhas do artista nascente fazendo desenhos doidos e criativos.
Conselheiro Lafaiete, que já foi chamada de “Cidade das Flores e dos Livros”, vê, ano após ano, seu quintal lutando para sobreviver nessa aridez de Internet e entretenimento fugaz. Mas temos ainda nossos raios de sol: além do “Albarrábio”, o “Cantinho das Letras”, no bairro São João, livrarias católicas e evangélicas, nossa Biblioteca Municipal (no Solar Barão de Suassuí) e o preciso acervo literário e documental do Museu Ferroviário. São canais para a alma que precisa respirar. Está bom, mas pode melhorar. E vai melhorar na medida em que a população dar mais o ar de sua graça, ler e se apossar desses templos da sabedoria. Se você ainda não conhece o “Albarrábio”, fica o convite.
ALBARRÁBIO – SEBO E LIVRARIA
Onde: Rua Domingos Mendes, 19, Centro (atrás da Secretaria de Saúde)
Contato: (31) 99296-1374
Aberto durante o dia. Entre, a casa é sua!
“As páginas de um livro é uma estrada que leva ao conhecimento, alça o voo da fantasia e ilumina a alma”
Selma Rodrigues, diretora da livraria Alfarrábio
ALFARRÁBIO: O QUE SIGNIFICA?
A palavra refere-se ao filósofo turco muçulmano Abu Nácer Maomé ibne Alfarábi, nascido no Turquestão, em 870 – e morto em Damasco, em 950 (conforme o calendário Islâmico). Do seu nome se gerou o termo português “alfarrábio”. Estudou em Bagdá e Harrã, viveu na Síria e no Egito. Alfarábi inaugurou a grande linha de filósofos muçulmanos da Idade Média, se interessou tanto por química, ciências naturais, física quanto por ética, ciência política e filosofia da religião. Foi também um bom músico e seu Grande livro da música colocou-o entre os principais teóricos do assunto.
Wagner Vieira