Será nesta sexta-feira, 13/12, às 10h, acontece a inauguração pela Prefeitura de Lafaiete (MG) da Praça Bernardo Guimarães, na Rua Desembargador Dayrell de Lima, ao lado do Supermercado EPA. A concepção do projeto leva a assinatura do artista plástico Jorge Fonseca que já conquistou diversos prêmios e participou de dezenas de salões no Brasil.
Inaugurada em celebração à vida e obra do ilustre escritor mineiro Bernardo Guimarães, esta praça é um espaço de encontro com a literatura e a imaginação como também de incentivo a convivência e vivências sociais. Inspiradas em seus escritos e no poder transformador da leitura, as esculturas idealizadas pelo premiado lafaietense Jorge Fonseca representam a sabedoria e a criatividade, convidando visitantes de todas as idades a explorarem o universo das letras e da cultura. Cada obra é uma interpretação única da importância dos livros e das artes na formação do pensamento humano.
A Praça Bernardo Guimarães está situada perto do casarão (hoje EPA) onde morou e escreveu o famoso romance, Escrava Isaura, uma das obras mais importantes da literatura nacional e traduzidas em diversos idiomas, inclusive virou tema de novela da TV Globo.
O significado das obras idealizadas pelo artista plástico Jorge Fonseca na Praça Bernardo Guimarães
“A Fonte dos Saberes” Escultura dinâmica que ocupa o platô superior, moldada para evocar o formato de (uma nascente , uma onda ou o movimento do vento, com livros dispostos em contínua evolução. Em processo de acabamento final.
“O Escritor em seu Mundo” A escultura, em forma de (uma) estante estilizada, parece “lançar” livros, criando uma cascata de obras que simbolizam a generosidade do conhecimento.
“O Sábio Encontro” Uma escultura em forma de coração que se estende lateralmente em dois bancos, convidando os visitantes a (se sentarem confortavelmente ) e interagirem com o espaço como uma homenagem à comunhão entre a literatura e as pessoas.
Bernardo Guimarães – O Eterno Amigo das Letras Esta estátua em tamanho natural, (produzida pelo) escultor Felipe Rodrigues, celebra o autor que eternizou personagens e cenários do Brasil do século XIX. Sentado sobre um pedestal de livros e com um volume aberto nas mãos parece pronto para compartilhar suas ideias com quem passa.
Jorge Luiz Fonseca, um artista plástico lafaietense que faz da sua obra um produto cultural, mergulhando na pluralidade dos saberes populares sem perder a ternura e a sensibilidade das suas obras. O artista plástico premiado, conhecido e reconhecido pela crítica, Jorge Fonseca trabalhou como professor do Departamento de Artes da UFJF e diretor de criação e produção de grupos de artesãos. Sua formação artística é autodidata com diferentes vivências e experiências profissionais como, ferroviário (maquinista), marceneiro, designer de móveis, designer de moda e arte-educador.