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Qual estado brasileiro tem a rodovias mais perigosas? Surpresa no resultado!

Uma análise das rodovias brasileiras revelou qual estado possui as estradas mais perigosas do país

O relatório anual da Confederação Nacional do Transporte (CNT) trouxe dados alarmantes sobre a situação das rodovias brasileiras. Após analisar 111.853 km em todo o país, o levantamento revelou que 67% das vias estão em condições inadequadas, classificadas como regular, ruim ou péssimo. Veja abaixo a rodovia mais perigosa do Brasil.

Condições gerais das rodovias

A pesquisa classificou as rodovias em cinco categorias: ótimo (7,5%), bom (25,5%), regular (40,4%), ruim (20,8%) e péssimo (5,8%).

A avaliação foi baseada em três fatores principais: pavimento, sinalização e geometria da via. Os dados reforçam que a precariedade das estradas compromete tanto a segurança quanto a eficiência do transporte.

A CNT analisa três principais fatores: pavimento, sinalização e geometria da via — Foto: André Schaun

Impactos da má conservação

De acordo com a CNT, os trechos em condições ruins ou péssimas apresentam problemas graves, como pavimento desgastado, buracos e ondulações. Essas falhas aumentam o risco de acidentes, dificultam o tráfego e impõem custos extras aos motoristas.

A condição precária da superfície das rodovias é um fator determinante para a instabilidade dos veículos. Isso pode causar mudanças bruscas de direção e perda de controle, resultando em colisões e outros acidentes”, destaca o relatório.

Estados com as piores rodovias

Autoesporte compilou os dados e apontou os dez estados com maior proporção de rodovias classificadas como péssimas. Amazonas lidera o ranking, com 38,6% de suas vias nessa categoria. Confira a lista completa:

10º Lugar: Tocantins

  • Péssimo: 7,6%
  • Total avaliado: 3.569 km
    Tocantins apresenta problemas significativos em 273 km de rodovias, comprometendo o tráfego em regiões estratégicas.

9º Lugar: Minas Gerais

  • Péssimo: 7,8%
  • Total avaliado: 15.589 km
    Embora seja um dos estados com maior extensão rodoviária, Minas Gerais enfrenta dificuldades em manter a qualidade de trechos importantes.

8º Lugar: Paraíba

  • Péssimo: 9,8%
  • Total avaliado: 1.784 km
    Com quase 10% das rodovias em condições críticas, a Paraíba enfrenta desafios na mobilidade.

7º Lugar: Pernambuco

  • Péssimo: 12,1%
  • Total avaliado: 3.189 km
    O estado possui 386 km de rodovias em péssimas condições, afetando diretamente o tráfego interestadual.

6º Lugar: Maranhão

  • Péssimo: 13,4%
  • Total avaliado: 4.726 km
    No Maranhão, 633 km de estradas estão deteriorados, prejudicando o transporte local e regional.

5º Lugar: Rio Grande do Norte

  • Péssimo: 17,3%
  • Total avaliado: 1.881 km
    O estado apresenta um dos índices mais altos de rodovias péssimas, com 325 km nessa classificação.

4º Lugar: Roraima

  • Péssimo: 18,3%
  • Total avaliado: 1.165 km
    Com 213 km em péssimas condições, Roraima enfrenta dificuldades severas na infraestrutura rodoviária.

3º Lugar: Amapá

  • Péssimo: 20,1%
  • Total avaliado: 546 km
    Apesar da menor extensão avaliada, o estado possui uma alta concentração de problemas nas estradas.

2º Lugar: Acre

  • Péssimo: 33,2%
  • Total avaliado: 1.347 km
    O Acre tem mais de um terço de suas rodovias em péssimas condições, dificultando o tráfego regional.

1º Lugar: Amazonas

  • Péssimo: 38,6%
  • Total avaliado: 1.030 km
    O Amazonas lidera o ranking com quase 40% das rodovias em estado crítico, impactando severamente a logística na região.

A má qualidade das rodovias brasileiras não apenas aumenta os custos de transporte, mas também afeta a segurança de motoristas e passageiros. Além disso, dificulta o escoamento de produtos agrícolas e industriais, comprometendo a competitividade do país.

O relatório da CNT expõe um desafio estrutural que exige atenção urgente nas rodovias do Brasil. Investimentos consistentes em manutenção e modernização são cruciais para reverter esse cenário, promovendo um transporte mais eficiente e seguro para todos.

FONTE: CLICK PETROLEO E GAS

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