Secretário de Estado de Cultura e Turismo fala das tendências para o ano que vem, entre elas o turismo de natureza
O ano de 2024 em Minas Gerais começou com o Carnaval posicionado entre os três melhores do país e terminou com os modos de fazer do Queijo Minas Artesanal reconhecidos como patrimônio cultural e imaterial da humanidade pela Unesco. Um movimento similar deve ocorrer em 2025, que deverá iniciar com uma campanha de Carnaval do governo de Minas nos destinos emissores e encerrar com o provável título do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como patrimônio mundial natural. “Nossa aposta do ano inteiro será a natureza como atrativo”, afirma Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo, enumerando, além do Peruaçu, os destinos que deverão ser promovidos ano próximo ano – cordilheira do Espinhaço, Grande Sertão Veredas, Mantiqueira de Minas, Três Marias e o entorno do rio São Francisco. “É o momento de olharmos para os territórios de maneira mais ampliada”.
Silêncio, contemplação, nostalgia, autenticidade e contato direto com a natureza são apontados como tendências para 2025 pela plataforma Booking.com. Em 2025, os viajantes vão buscar refúgios silenciosos, opções de hospedagem mais sustentáveis e experiências mais autênticas, nostálgicas e contemplativas, com preferência para o turismo noturno, fugindo das altas temperaturas, ou destinos que promovam o bem-estar. Os interessados podem viajar sozinhos, para interagir mais com a natureza e as comunidades, ou escolher viagens multigeracionais, ao lado de familiares e filhos. “Apostaremos nos destinos turísticos tradicionais e criaremos novos. Agora, queremos avançar nos territórios para descobrir lugares que sejam aderentes a essas novas tendências”, destaca Oliveira. Segundo pesquisa da plataforma, 83% dos viajantes buscam destinos novos, alternativos, e 95%, sustentáveis.
FONTE: O TEMPO