Funções ligadas às tecnologias, como IA, terão espaço no mercado de trabalho
Com a evolução de tecnologias como a inteligência artificial (IA), diversas profissões relacionadas ao mundo tecnológico devem ficar em evidência em um futuro próximo. De acordo com dados da 5ª edição do relatório “Futuro do Trabalho 2025”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), em parceria com o Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), a tecnologia deve empregar milhares de pessoas até 2030.
O objetivo do estudo é examinar as macrotendências que impactam os empregos, as habilidades necessárias e as estratégias que podem ser implementadas pelos empregadores em resposta a essas mudanças.
De acordo com o relatório, por conta dos novos postos de trabalho permitidos pela tecnologia, haverá um incremento de mais de 78 milhões de novos empregos formais no mundo até 2030. “Percebe-se uma priorização pelo desenvolvimento de habilidades tecnológicas, com um foco acentuado em competências relacionadas à inteligência artificial (IA), Big Data, e segurança cibernética pelos indivíduos”, diz análise do estudo.
No Brasil, quase 9 em cada 10 empresas planejam aprimorar as habilidades da sua força de trabalho nos próximos 5 anos, com foco em IA, Big Data, pensamento crítico, alfabetização tecnológica e lógica geral. Além disso, conforme o estudo, 58% das empresas esperam recrutar funcionários com novas habilidades e 48% planejam remanejar funcionários de funções em declínio (que estão perdendo espaço para a tecnologia) para funções em crescimento.
Veja a seguir a lista das 15 profissões que estarão em alta até 2030:
- Especialistas em Big Data
- Engenheiros de Fintech
- Especialistas em IA e Machine Learning
- Desenvolvedores de Software e Aplicações
- Especialistas em Gestão de Segurança
- Especialistas em Armazenamento de Dados
- Especialistas em Veículos Elétricos e Autônomos
- Designers de Interface e Experiência do Usuário (UI e UX)
- Especialistas em Internet das Coisas (IoT)
- Motoristas de Serviços de Entrega
- Analistas e cientistas de Dados
- Engenheiros Ambientais
- Analistas de Segurança da Informação
- Engenheiro de DevOps
- Engenheiros de Energia Renovável
FONTE: O TEMPO