×

Conclusão de obras e novos projetos aceleram o desenvolvimento de Congonhas

O secretário municipal de Obras de Congonhas, Thales Costa, concedeu entrevista na última quarta-feira, 8, às rádios Educativa FM 97,5 e Congonhas FM 91,3, abordando as principais ações e prioridades da pasta para os próximos meses. O secretário destacou que uma das prioridades da gestão é a conclusão de importantes obras que estavam em andamento. Entre elas, a finalização da ponte na Contorno Norte, que passará por uma atualização contratual para garantir a conclusão. Ele também anunciou a retomada dos trabalhos de contenção de encostas no talude do Goiabeiras, que sofreu deslizamentos.

Outro ponto abordado foi o distrito de Lobo Leite, onde há duas obras importantes previstas: a criação de um novo acesso ao Profeta Lobo Leite, que ainda necessita de elaboração de projeto e execução, e a passarela, cujo projeto será retomado para posterior conclusão da obra.

Com a recente reforma administrativa que será implementada pelo governo municipal, a Secretaria de Obras terá um foco mais direcionado para a realização de novas obras e a conclusão das que estão em andamento. Já as novas pastas de Zeladoria e Gestão Urbana ficarão responsáveis por serviços contínuos e manutenção da infraestrutura da cidade.

Thales também mencionou obras em andamento e planejamentos futuros em diversas regiões da cidade. No bairro Monjolos, a situação da ponte está sendo avaliada para definição das próximas etapas. Já no viaduto da Entrada Norte, serão feitas adequações no projeto para garantir sua conclusão.

Sobre o calçamento do bairro Qualhada, ele explicou que a empresa anterior não concluiu o serviço por falta de saldo contratual. Um novo processo licitatório será aberto para a continuidade da obra, com a garantia de uma base bem estruturada, priorizando a qualidade e durabilidade do calçamento.

Nas comunidades rurais, a Prefeitura de Congonhas buscará parceria com a Copasa para ampliar o acesso à água potável, uma demanda importante para a população dessas localidades.

No setor de equipamentos públicos e habitação, o secretário destacou que está prevista a execução da cobertura da quadra do Alto do Cruzeiro.

Já no Residencial Campinho, as obras estão temporariamente paralisadas por questões judiciais, pois a área é reconhecida como território quilombola. Ele ainda informou que a parte burocrática está sendo resolvida e, assim que liberada, a construção será retomada com algumas adequações, como a substituição de biofossas pelo sistema tradicional de esgoto.

Em relação ao conjunto habitacional do Grande Park, próximo à quadra do Wilson, a obra será retomada após a realização de um corte em um barranco que apresentava riscos à segurança dos moradores.

Outro projeto de destaque mencionado foi o da segunda lagoa do Murtinho, que receberá um projeto para transformar a área em um espaço público de lazer e convivência, embora essa obra demande mais tempo para ser concluída.

Encerrando a entrevista, foi firmado o compromisso do governo municipal em conduzir as obras de forma responsável, priorizando a segurança da população e a qualidade das intervenções realizadas em Congonhas.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp