Toyota Corolla Fielder 2005: o clássico que retorna ao mercado de usados como opção incrível! Descubra por que este modelo da Toyota continua popular e ganhando destaque entre os entusiastas de carros.
Até meados de 2008, os fãs do Toyota Corolla no mercado automotivo eram amparados por duas versões do carro clássico da Toyota. O modelo era oferecido por aqui na tradicional carroceria sedã, além do modelo perua, conhecido como Toyota Corolla Fielder 2005. Esse carro da Toyota chegou por aqui em 2004, como modelo 2005, com direito a produção nacional e ficou por aqui por quatro anos.
História carro clássico da Toyota no mercado automotivo
Em maio de 2004, a marca anunciou a chegada do Corolla Fielder 2005 aos consumidores brasileiros. De série, o carro clássico da Toyota contava com recursos como freios anti-travamento ABS, airbag duplo frontal, vidros, travas e retrovisores elétricos, ar-condicionado com aquecedor e direção hidráulica.
Também entrega volante ajustável em altura, console central com porta-copos e porta-objetos, desembaçador do vidro traseiro, limpador de para-brisa com temporizador, sistema de som com CD player, banco do motorista com regulagem de altura, entre outros.
O motor é 1.8 16V de 136 cavalos e 17,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. Na época, o carro popular da Toyota foi anunciado com preço de R$ 56.040 no modelo manual e R$ 59.950 na configuração automática. A perua era produzida na planta de Indaiatuba, São Paulo, ao lado do Corolla.
A expectativa inicial da marca era comercializar pelo menos 4.650 unidades do Toyota Corolla Fielder 2005 no mercado automotivo logo no primeiro ano do modelo. Esse marco não só foi alcançado, como também foi ultrapassado: o carro clássico da Toyota fechou o ano de 2004 com 4.863 exemplares emplacados, contra 562 carros do Peugeot 307 SW e 240 unidades do Fiat Marea Weekend.
Como é o visual do carro da Toyota que desbanca modelos atuais?
Na prática, este carro popular da Toyota no mercado automotivo é um Corolla Sedã convencional até a coluna “B”. Porém, a perua pode ser conhecida por alguns detalhes exclusivos aplicados pela marca, como é o caso dos faróis com máscara negra e a grade frontal preta.
Visto de lateral, o carro clássico da Toyota mostra um teto mais reto para abrigar o porta-malas mais amplo. Uma das grandes evidências são portas traseiras com formato ligeiramente diferente e a terceira janela, que proporciona à perua uma maior área envidraçada.
Já de traseira, há lanternas verticais, tampa do porta-malas com o suporte de placa integrado, vidro mais ereto, para-choque com formas mais limpas e até um aerofólio preso na parte superior da tampa.
Curiosamente, o Toyota Corolla Fielder 2005 é mais curto que o Corolla. A perua tem 4,53 metros de comprimento, enquanto o sedã conta com 4,53 metros.
A largura é a mesma, de 1,7 m, enquanto na altura o modelo familiar leva vantagem com seus 1,53 m (5 cm a mais), isso acontece devido às barras longitudinais de teto. O entre-eixos também é o mesmo em ambos, de 2,6 m.
Interior do carro da Toyota
Por dentro, quem conhece o Corolla de antiga geração, apelidado como Corolla Brad, se acostumará fácil com o carro popular da Toyota, visto que a perua repete as mesmas formas e o espaço do modelo convencional.
Todavia, assim como a parte externa com o aerofólio traseiro, o carro da Toyota tenta ser mais esportivo na cabine, com o painel de instrumentos com velocímetro sobreposto ao conta-giros e os bancos com padronagem de tecido diferente.
Vale mencionar que, em números, o carro popular da Toyota chegava a 189 km/h e ia de 0 a 100 km/h 12,4 segundos. Já o consumo é de 8,8 km/l no urbano e 13,1 km/l no Rodoviário, com autonomia chegando a 484 km e 721 km, respectivamente.
FONTE: CLICK PETROLEO E GAS