O Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) nasceu em 2006 como uma ferramenta de fortalecimento regional, unindo inicialmente cinco municípios. Hoje, já são 30 cidades integradas, e o consórcio se tornou peça-chave para políticas públicas nas áreas de saúde, infraestrutura e agricultura.
No entanto, o futuro do Codap e da região está em jogo. A eleição para a nova diretoria pode mudar os rumos do consórcio, prefeitos da região do Alto Paraopeba se articulam para manter a presidência e a sede do Consórcio na Região. A ameaça vem de uma frente para que Mariana assuma a presidência, com o prefeito Juliano Duarte (PSB) como nome forte para o cargo. Caso isso aconteça, a sede administrativa pode ser transferida para a cidade histórica, o que alteraria a dinâmica de decisões e investimentos no Alto Paraopeba.
Diante desta movimentação, prefeitos da região onde o Codap nasceu se mobilizaram nos últimos dias, reuniões e parcerias foram firmadas. Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e demais cidades da região estão unidas para ter uma diretoria da região a frente do Consórcio nos próximos anos. Anderson Cabido, prefeito de Congonhas é o principal nome para concorrer a presidência do Codap.
![](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a-768x1024.jpg)
![](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a1-690x1024.jpg)
![](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a2-768x1024.jpg)
![](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/a4-768x1024.jpg)
O que está em jogo para o Alto Paraopeba?
O Codap tem sido essencial para diversas ações que beneficiam diretamente os municípios da região, como:
•Recolhimento de animais de grande porte em rodovias, garantindo mais segurança no trânsito
•Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIM-Codap), que agora tem validade nacional e fortalece a agroindústria local
•Castramóvel, que atende várias cidades levando saúde e bem-estar animal
Caso a sede do consórcio seja transferida, o Alto Paraopeba pode perder força nas decisões estratégicas e na distribuição de recursos. Para evitar isso, o prefeito de Congonhas já se reuniu com os prefeitos Carlos (Cristiano Otoni), Aloísio (Santana dos Montes), Fabinho (Caranaíba), Sávio Fontes (Ouro Branco) e Leandro Chagas (Lafaiete), buscando apoio para manter a estrutura administrativa na região. Os municípios do Alto Paraopeba precisam se mobilizar para garantir que o consórcio continue atuando em favor do desenvolvimento regional.