×

Mais de 38 mil pessoas participam e celebram a diversidade do Cinema Brasileiro na Mostra Tiradentes e injeta mais de R$ 15 milhões na economia e gera 2,5 mil empregos

Cidade histórica acolhe a 28ª Mostra de Cinema com saldo positivo e olhar otimista para o futuro do audiovisual nacional. Evento injetou mais de 15 milhões na economia local.

Mostra contou com a cobertura de cerca de 480 veículos de imprensa e a presença de mais de 100 jornalistas. Plataformas digitais da Mostra tiveram mais de 4 milhões de visualizações e o site recebeu mais de 500 mil acessos vindos de 81 países.

A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, realizada de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, chegou ao fim com um saldo positivo, deixando um legado de filmes inspiradores, debates engajados e um público vibrante que celebrou a diversidade e a força do cinema brasileiro. A Mostra, que este ano teve como tema central “Que Cinema É Esse?”, comprovou mais uma vez sua importância como palco de lançamentos, espaço de formação e plataforma de discussões sobre o futuro do audiovisual no país.

Foram nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita com atrações para todas as idades. A cidade histórica recebeu a instalação de três cinemas – Cine Petrobras na Praça; Cine-Teatro e Cine-Tenda. Foram contratadas mais de 250 empresas mineiras e o evento gerou mais de 2.500 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local, regional, de Minas e do Brasil. Mais de 180 pessoas integraram a equipe de trabalho do evento nas etapas de montagem, execução e pós-produção.  Esta edição contou com a parceria de 20 pousadas e hotéis e 15 restaurantes. Estima-se que o evento injetou mais de 15 milhões na economia local. Mais de 38 mil pessoas foram beneficiadas pela ação cultural. 

20250126 – TIRADENTES – MG – 28ª MOSTRA TIRADENTES – Curtas Mostra Territórios Mineiros – Foto Leo Fontes/Universo Produção

Durante a campanha de divulgação da Mostra, as plataformas digitais do evento registraram mais de 4 milhões de visualizações.  Mais de 500 mil acessos foram contabilizados no site, vindos de 81 países. A Mostra também se consolida como um evento de grande relevância para a imprensa, com recorde de 107 jornalistas credenciados, do Brasil e do exterior, e a atenção de mais de 480 veículos de comunicação

FOCO NO CINEMA BRASILEIRO

A programação da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes foi um banquete para os amantes da sétima arte. Foram 63 sessões de cinema que exibiram 140 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, vindos de 21 estados brasileiros, com destaque para São Paulo (35), Rio de Janeiro (32) e Minas Gerais (24). Pré-estreias, mostras temáticas, debates e rodas de conversa proporcionaram ao público um panorama abrangente da produção cinematográfica nacional contemporânea.

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR – INVESTINDO NO FUTURO

Como em todas as suas edições, a Mostra também investiu na formação de novos talentos e no desenvolvimento do setor audiovisual. Foram realizadas 15 atividades formativas, com 340 vagas, abrangendo 9 oficinas, 2 laboratórios, 3 workshops e o inédito programa de Residência Crítica, que proporcionou uma imersão no universo da crítica cinematográfica. Estas ações ofereceram oportunidades de aprendizado e aprimoramento para profissionais e estudantes da área, contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual brasileiro.

20250126 – TIRADENTES – MG – 28ª MOSTRA TIRADENTES – Curtas Mostra Territórios Mineiros – Foto Leo Fontes/Universo Produção

INTERNACIONALIZAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO

O Conexão Brasil CineMundi, presente pelo quarto ano consecutivo, promoveu a internacionalização do cinema brasileiro, com a participação de 20 convidados e players do mercado internacional, vindos de 11 países. Foram selecionados 5 filmes WIP – Work in Progress, em seu corte final, que foramapresentados em sessões fechadas para os profissionais credenciados, dentre programadores, distribuidores e produtores. Além disso, os projetos em fase de finalização também participaram de rodadas de negócios com, tendo sido realizados, ao todo, 40 meetings. O programa abriu portas para o mercado internacional, conectando produtores brasileiros com curadores e distribuidores do mundo todo, além do público em geral com o debate Critérios e Prioridades nos Festivais Internacionais de Cinema.

Os laboratórios para projetos de longa-metragem em fase inicial de desenvolvimento Imersão DocBrasil e Projeto Lab, completaram a programação da ação do evento de mercado.

3º FÓRUM DE TIRADENTES

Entre os dias 25 e 29 de janeiro, a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes sediou a terceira edição do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual, a cada ano se consolidando como espaço de debate e articulação do setor. Com 89 participantes representando diversos segmentos do ecossistema audiovisual, o evento destacou a necessidade de políticas públicas sustentáveis, reforçou a importância do audiovisual como setor estratégico e reafirmou demandas para os próximos anos. 

O Fórum Tiradentes promoveu debates sobre políticas públicas, produção, distribuição e exibição, reunindo representantes do governo, do Ministério Público e profissionais do audiovisual, incluindo a Secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, a Secretária de Comitês de Cultura Roberta Martins;  o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; da secretária municipal de Cultura de BH, Eliane Parreiras; do procurador do Ministério Público de Minas Gerais, Hugo Barros; da deputada federal Benedita da Silva; do teólogo Leonardo Boff. O evento aprofundou as discussões com 6 grupos de trabalho, 5 debates e uma série de diálogos que incluíram a participação da  Secretaria do Audiovisual e do Paulo Alcoforado, diretor da Ancine

As discussões do Fórum resultaram na Carta de Tiradentes 2025, que sintetiza diretrizes e reivindicações que serão encaminhadas às instâncias governamentais.

20250130- TIRADENTES – MG – 28ª MOSTRA TIRADENTES – Longa Mostra Olhos Livres – O Mundo dos Mortos – Foto Jackson Romanelli/Universo Produção

DEBATES, DIÁLOGOS E RODAS DE CONVERSA

O Seminário do Cinema Brasileiro reuniu debates ricos e provocativos sobre a realidade, os desafios e as perspectivas do audiovisual brasileiro. Este ano, mais de 160 profissionais participaram das várias discussões, ao longo de 55 debates e papos, a série Encontro com os Filmes, que este ano contou com um grupo fixo de comentadores dos longas das mostras Olhos Livres e Aurora, e Encontros de Cinema, que levou dezenas de participantes ao Cine-Lounge para conversarem com nomes fundamentais da arte e do pensamento brasileiro. A programação ainda contou com bate-papos pós-sessão de outras mostras, entre elas as da Mostra Praça, e debates conceituais baseados no tema “Que Cinema é Esse?”.

HOMENAGEM À BRUNA LINZMEYER

A Mostra prestou homenagem à atriz Bruna Linzmeyer, reconhecendo sua contribuição para a arte e a cultura do país. A homenagem celebrou a trajetória da atriz e seu compromisso com a diversidade e a representatividade no cinema brasileiro. A Mostra Homenagem exibiu 8 filmes com a atriz, proporcionando ao público a oportunidade de revisitar momentos marcantes de sua carreira. 

ARTE POR TODA PARTE

A programação artística da Mostra invadiu as ruas de Tiradentes com música, teatro, circo, literatura e artes plásticas, criando uma atmosfera vibrante e convidativa para o público. A programação incluiu 12 atrações musicais que se apresentaram no Cine-Lounge e no Cine Petrobras na Praça. A Mostra, também foi palco para o lançamento de 7 livros, ampliando o acervo de obras sobre cinema e cultura, além de 5 rodas de conversa especiais com personalidades do meio, como o ator e diretor Antonio Pitanga, o ator Chico Díaz, a atriz Luiza Lemmertz e o escritor Leonardo Boff.

O tradicional Cortejo da Arte, que este ano homenageou a Serra São José e contou com a participação de 07 atrações artísticas, celebrou os 307 anos de Tiradentes, a cultura local e a riqueza do patrimônio natural da região. Uma ala especial, com o apoio da Petrobras, foi dedicada à Serra de São José, composta por representantes da comunidade local e ambientalistas que lutam pela valorização e tombamento da Serra.

20250201- TIRADENTES – MG – 28ª MOSTRA TIRADENTES – Roda de Conversa – Rodrigo Aragão – O Horror está no Ar – Foto Jackson Romanelli/Universo Produção

MOSTRA VALORES CELEBRA A SERRA DE SÃO JOSÉ

A Mostra Valores trouxe este ano um conjunto de ações para celebrar a Serra de São José: exibição de filmes, exposição fotográfica e uma ala no Cortejo da Arte. Com o objetivo de valorizar pessoas, ações e comunidades de Tiradentes, a Mostra elegeu a Serra como protagonista, buscando sensibilizar o público para a importância da sua preservação e destacando a necessidade do tombamento federal da Serra para garantir sua proteção legal contra ameaças como o desmatamento e ocupações irregulares. 

Uma exposição fotográfica no Largo das Forras convidou o público a conhecer a riqueza da Serra através de painéis que retratam suas belezas naturais e história. Outra ação foi a Ala da Mostra Valores no Cortejo da Arte, patrocinada pela Petrobras, que reuniu representantes da comunidade local e ambientalistas em um desfile pelas ruas de Tiradentes, clamando pela preservação da Serra. 

Além disso, quatro curtas-metragens integraram a programação da Mostra Valores retratando as tradições culturais e históricas da cidade. “Terra de Heróis”, dirigido por Jardel Santos e Luísa Meinberg; “Quantas Histórias Cabem em uma História?”, de Luiza Cassano; “Desatino Barroco”, de Aissa Zaar e ILO, e “No Alto da Torre”, de Elizabeth Ramos e Vitória Labrudi.

ACESSIBILIDADE 

A Mostra Tiradentes ofereceu diferentes recursos de acessibilidade para proporcionar uma experiência cinematográfica completa e inclusiva para todos. Ao todo, 18 filmes brasileiros em pré-estreias puderam ser assistidos com recursos de acessibilidade. Cinco curtas tiveram legendas LSE disponíveis através de Opened Caption (legendas visíveis) e quatro curtas contaram com janela de Libras durante as sessões presenciais do evento. Três curtas-metragens tiveram legendas LSE disponíveis durante as exibições online na plataforma do evento.  Oito longas-metragens puderam ser assistidos, durante as sessões presenciais, com os recursos de audiodescrição, narração em Libras e legendas Closed Caption, através do aplicativo MLoad.

Além disso, 13 atividades contaram com tradução simultânea em LIBRAS e também foram garantidos assentos reservados e prioridade de atendimento para PCD.

RETORNO DA PETROBRAS COMO PATROCINADORA MÁSTER

A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes celebrou a retomada da PETROBRAS como patrocinadora máster. Após 10 anos desde a última parceria, em 2015, a retomada do apoio reafirma o compromisso da PETROBRAS com a valorização da cultura brasileira e com o fortalecimento do cinema nacional. Reconhecida por fomentar a cultura brasileira ao longo de décadas, a PETROBRAS uniu-se novamente à Mostra em uma programação especial, repleta de encontros, estreias e debates que consolidam a Mostra Tiradentes como principal vitrine do cinema brasileiro contemporâneo.

20250201- TIRADENTES – MG – 28ª MOSTRA TIRADENTES – Performance Musical – Luana Flores – Foto Jackson Romanelli/Universo Produção

FILMES QUE CONTARAM COM RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO (LPG)

Dos 140 filmes exibidos, 10 utilizaram recursos provenientes da LPG. Entre eles está o longa Resumo da Ópera, de Honório Félix e Breno de Lacerda. Outra obra é Tijolo por Tijolo, de Victoria Álvares e Quentin Delaroche. Também se destacam o Malês, dirigido por Antônio Pitanga, e Kasa Branca, de Luciano Vidigal.

Já entre os curtas destacam-se Vermelho de Bolinhas, de Joedson Kelvin e Renata Fortes; Mukunã, de Rodrigo Sena; Pupá, de Osani; Quantas histórias cabem numa história?, de Luiza Cassano; Veredas, de Igor Rossato e Entre Aulas, de Marizele Garcia, que prometem emocionar e provocar reflexões no público. Além das produções exibidas na Mostra, a LPG tem contribuído com a formação de novos talentos por meio de oficinas e laboratórios criativos.

CONFIRA OS NÚMEROS DA 28ª MOSTRA TIRADENTES

  • Público: Mais de 38 mil pessoas
  • Recursos injetados na economia local: mais de R$ 15 milhões
  • Filmes: 140 filmes de 21 estados brasileiros
  • Atividades Formativas: 15 atividades com 340 vagas
  • Conexão Brasil CineMundi:  20 projetos audiovisuais em desenvolvimento, selecionados para rodadas de negócios com 20 convidados e  players do mercado internacional, vindos de 11 países.
  • Seminários: 160 profissionais em 55 debates e bate-papos
  • 3º Fórum Tiradentes6 grupos de trabalho, 5 debates, Carta de Tiradentes 2025 elaborada com a colaboração de 90 profissionais do setor
  • Homenageada: Bruna Linzmeyer, com 8 filmes exibidos na Mostra Homenagem
  • Livros lançados: 7
  • Atrações  artísticas: 19
  • Jornalistas credenciados: 107
  • Veículos de imprensa: Mais de 480
  • Plataformas digitais do evento: 4 milhões de visualizações e mais de 500 mil acessos contabilizados no site, vindos de 81 países.
  • Número de pousadas parceiras: 20
  • Número de restaurantes parceiros: 15
  • Equipe de trabalho: 180 pessoas
  • Empregos gerados – diretos e indiretos: mais de 2500
  • Empresas mineiras contratadas: 250
20250125 – TIRADENTES – MG – 28ª MOSTRA TIRADENTES – Longa Mostra Praça – Alma Negra – Do Quilombo ao Baile – Foto Leo Lara/Universo Produção

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp