×
Simulado

Cancelas da MRS, paralisação das obras no Triângulo, reforma da Praça São Sebastião e atendimento na Maternidade são temas polêmicos na Câmara

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, realizada em 20 de fevereiro de 2025, diversos vereadores apresentaram requerimentos abordando questões cruciais para a comunidade local.

Obras no Bairro Triângulo II

O vereador Erivelton solicitou esclarecimentos ao Prefeito Municipal sobre o atraso nas obras de pavimentação e drenagem no bairro Triângulo II. Iniciadas em setembro de 2024, com previsão de conclusão em 120 dias, as obras permanecem inacabadas. O parlamentar questiona os motivos da paralisação e solicita uma nova previsão para a conclusão dos trabalhos.

Cancelas e MRS

O Vereador Pastor Angelino (PRD) apresentou um requerimento sobre as constantes reclamações de moradores sobre o bloqueio da passagem de nível no Bairro São Benito, em Lafaiete, segundo o qual, sem qualquer aviso, os vagões interditam a via, provocando transtornos e caos. A via é uma importante ligação da BR 040 a MG 129. Em 2010, foi aprovada uma lei municipal que obriga a instalação de cancelas com sinalização luminosa e sonora nos locais de travessia de pedestres e veículos. Pela lei, a MRS é obrigada fiscalizar os locais a cada 7 meses e enviar o relatório a prefeitura. Em caso de descumprimento a legislação prevê multa diária de R$500,00.

Audiência Pública para o Bairro São Sebastião

Os vereadores Bandeira e Erivelton requereram a realização de uma audiência pública para discutir demandas dos moradores do bairro São Sebastião. Entre os temas a serem debatidos estão a reforma da praça local, obras na rua Dr. Moreira, segurança no túnel Ovídio Barbosa, condições da rua Marechal Floriano Peixoto e o estado de abandono do prédio doado pela MRS, situado próximo à capela conhecida como “Santinha”. O Vereador Oswaldo Barbosa questionou a qualidade e a eficiência da obra da galerias pluviais, anunciadas como o fim das enchentes na área central de Lafaiete. Já João Paulo disparou contra a obra da Dr. Moreira. “Esta obra quebrou a parte de baixo”.

Mutirão de Perícias Médicas

O vereador Bandeira propôs que seja enviado um ofício ao Prefeito Municipal e à Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, sugerindo a realização de um mutirão de perícias médicas. O objetivo é agilizar a concessão de passes livres para o transporte coletivo, uma vez que atualmente são realizadas apenas 14 perícias mensais, com agendamentos estendidos até junho de 2025, prejudicando os usuários que necessitam do benefício para locomoção.

Atendimento no Hospital e Maternidade São José

O vereador Bandeira também relatou o caso de um paciente de 81 anos, acamado, que teve o atendimento negado no Hospital e Maternidade São José para a troca de sonda urinária, procedimento que vinha sendo realizado no local há mais de cinco anos. O paciente foi orientado a procurar a UPA para triagem prévia, conforme determinação da Secretaria de Saúde. Diante disso, o vereador solicitou esclarecimentos ao Prefeito Municipal, ao Secretário Municipal de Saúde e à direção do hospital sobre os fatos narrados.

Esses requerimentos refletem a atuação dos vereadores em prol da transparência e da melhoria dos serviços públicos oferecidos à população de Conselheiro Lafaiete.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp