Marca chinesa de carros elétricos, a Seres encerrou a atuação no mercado brasileiro depois de vender apenas oito carros. Desde o início, a operação da fabricante foi estranha, com uma chegada sem muito alarde em julho de 2023. Cerca de um ano depois, em julho de 2024, a montadora paralisou as vendas por aqui, e agora estava confirmado o fim da atuação da empresa.
De acordo com a revista Autoesporte, até mesmo o CNPJ da marca chinesa teve baixa no país, o que indica que ele não está mais ativo. Além disso, o site da Seres não está mais no ar, e nem mesmo as páginas nas redes sociais contam com atualizações.



Como dito anteriormente, a empresa só conseguiu vender oito carros no mercado brasileiro em um ano: cinco Seres 3 e três Seres 5, segundo os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Importados de Xangai, na China, o Seres 3 chegou com o preço de R$ 239.900, enquanto o Seres 5 era vendido por R$ 394 mil.
O que deu errado com a marca chinesa de elétricos?
Alguns fatores contribuíram para o fim da operação da Seres. Primeiramente, não houve tanta divulgação sobre a chegada da empresa, o que fez a marca chinesa ser desconhecida do público. Mesmo sendo parceira da Huawei, uma gigante da tecnologia, a fabricante não conseguiu conquistar os consumidores.

O design dos carros também não era um diferencial importante, pois os desenhos são um tanto quanto genéricos. O preço dos carros e a estratégia de vender os veículos somente online, ponto que depois foi revisto pela empresa, são outros fatores que jogaram contra a Seres no Brasil.
Fonte: Autoesporte