A antecipação do 13º salário para aposentados, pensionistas e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi uma medida adotada pelo governo federal há alguns anos, servindo como estratégia para que os beneficiários tenham acesso ao saldo de forma mais rápida com o objetivo de estimular a economia. Mas, apesar da medida ser algo utilizado nos últimos anos, até o momento, não foi revelado quando os valores estarão disponíveis em 2025.
Assim como outros benefícios do INSS, o 13° salário também é ofertado através de um cronograma e, nos anos anteriores, a primeira parcela estava sendo depositada em abril, enquanto a segunda seria disponibilizada no mês seguinte. Apesar do governo federal ainda não revelar quando será pago, a expectativa é de que a antecipação ocorra nos mesmos meses.
Como funciona o pagamento do 13° salário antecipado?
Independente do período escolhido pelo governo, os pagamentos seguem a mesma ordem escalonada, tendo como parâmetro o penúltimo dígito do Número do Benefício (NB). Dessa forma, os saldos disponíveis devem ser pagos de forma progressiva, iniciando pelos beneficiários cujo penúltimo número do NB é 1, até chegar ao dígito 0.
No entanto, caso a antecipação não ocorra, o pagamento do 13º salário do INSS seguirá o calendário tradicional, com a primeira parcela em agosto e a segunda em novembro. Lembrando que a antecipação foi uma medida usada durante a pandemia de Covid-19, mas seguiu nos anos seguintes até mesmo quando a doença foi controlada. Para se manter atualizado sobre o calendário oficial de pagamento do 13º salário do INSS em 2025, é recomendado acompanhar as notícias divulgadas pelo governo federal e pelo INSS.
FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO