O historiador congonhense Thiago Mota, professor e pesquisador com vasta experiência no ensino de História da África e do Islã, acaba de lançar o livro Conhecendo o Islã, a África e os Muçulmanos da Diáspora Africana: diversidade cultural e religiosa na sala de aula. A obra, organizada por ele e disponível em acesso aberto, nasceu da necessidade de suprir uma lacuna na formação de professores e na abordagem do ensino antirracista no Brasil.
A ideia do livro surgiu enquanto Thiago lecionava no Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV), entre 2018 e 2024. Durante esse período, ele percebeu a escassez de materiais que abordassem a história africana de maneira aprofundada e com metodologias voltadas para a diversidade cultural. “Qualquer pessoa minimamente educada precisa conhecer um pouco sobre o Islã e a diversidade dentro dessa religião. Isso é fundamental para evitar preconceitos e construir uma cultura de paz e respeito”, destaca.
Com essa perspectiva, o livro busca oferecer ferramentas didáticas acessíveis para professores da educação básica, permitindo que temas como a presença muçulmana na África e sua diáspora sejam trabalhados de forma pedagógica e interativa.
A obra se diferencia dos livros didáticos tradicionais ao oferecer uma síntese das pesquisas acadêmicas mais recentes sobre o Islã africano e a diáspora muçulmana, além de propor metodologias inovadoras. “Propomos atividades interativas, uso de QR code para acesso a materiais online, além de recursos como vídeos e mapas que tornam o ensino mais dinâmico”, explica.

Outro ponto de destaque é a abordagem sobre o Islã na África lusófona. Países como Guiné-Bissau e Moçambique, que possuem grandes populações muçulmanas e compartilham o português como língua oficial, são analisados para demonstrar como a história africana pode ser conectada ao Brasil por meio da língua e da cultura.
Um dos principais desafios na organização foi romper com a visão tradicional que associa o Islã exclusivamente ao mundo árabe. “Os africanos foram os primeiros a trazer o Islã para as Américas, durante o período da escravidão, mas essa história ainda é pouco explorada”, ressalta o autor.
Além disso, a obra conta com textos produzidos por ex-alunos da UFV que participaram da disciplina “Muçulmanos africanos na lusofonia”. A proposta inovadora transformou as avaliações acadêmicas em capítulos que compõem o livro, incentivando os estudantes a produzirem conhecimento que retorna à sociedade.
Embora lançado recentemente, o livro já despertou grande interesse entre professores e pesquisadores da área. O professor também se coloca à disposição para oferecer capacitações para escolas e organizações que desejam aprofundar o ensino sobre diversidade cultural e religiosa.
Atualmente, ele leciona e realiza pesquisas na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e segue expandindo suas investigações sobre o Islã africano. Seu próximo livro, Islã Global a partir da África: expansão do Islã na África Ocidental e suas reverberações no mundo atlântico, deve ser publicado nos EUA e no Brasil nos próximos anos.
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas