28 de abril de 2024 02:42

7 cidades históricas de Minas Gerais que você precisa conhecer

Um roteiro por cidades históricas de Minas Gerais é uma das programações mais interessantes e culturalmente ricas que não apenas a região sudeste como todo o país tem a oferecer.

Para escolher quais cidades visitar, é importante considerar toda a logística do passeio: quantos dias, formas de locomoção, preferências de atrativos, dentre outros pontos importantes.

Uma sugestão é conhecer a Estrada Real, a maior rota turística do país, através do Caminho dos Diamantes. Essa foi a principal trilha utilizada pela Coroa Portuguesa, durante o século XVIII, no trecho entre Diamantina e Ouro Preto.

Totem Estrada Real

Abaixo, selecionamos sete cidades históricas de Minas Gerais, das quais cinco fazem parte do Caminho dos Diamantes. Confira a seguir!

Cidades históricas de Minas Gerais: 7 opções para você conhecer

Cordisburgo

O município de Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa, foi fundado em 1883 pelo Padre João de Santo Antônio e considerado pólo turístico a partir de 1939. A bucólica cidade possui uma das mais belas grutas da América Latina: a Gruta do Maquiné, que, com aproximadamente 650 metros de galerias em sete salões, é considerada o “Berço da Paleontologia” brasileira. 

Gruta do Maquiné em Cordisburgo, Minas Gerais

A cidade de Guimarães Rosa abriga também um museu que leva o nome do escritor: Museu Casa Guimarães Rosa. Lá, funcionava a “venda” mantida pelo seu pai, Florduardo Rosa, o “seu Fulô”. Essa é a primeira parada do percurso do Caminho dos Diamantes, na Estrada Real.

Diamantina

Berço do ex-presidente Juscelino Kubitschek e de Francisca da Silva de Oliveira, a Chica da Silva, a cidade de Diamantina, dona de um extenso patrimônio histórico, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. O município representou a maior lavra de diamantes do mundo ocidental no século XVIII. 

Diamantina, cidade histórica de Minas Gerais

Dentre as construções mais antigas, destacam-se a Igreja Nossa Senhora do Bonfim dos Militares, a Casa de Chica da Silva, o Chafariz do Rosário e o Mercado Velho (também conhecido como Mercado do Tropeiro). A cidade conta ainda com uma rica manifestação cultural, marcada pelo seu famoso carnaval de rua, pela Semana Santa, pela Festa do Padroeiro Santo Antônio, entre outras festividades.

Milho Verde

O povoado de Milho Verde, localizado nas vertentes da Serra do Espinhaço, um dos mais belos cartões-postais do estado, até hoje preserva um modo de vida bastante tranquilo. Suas cachoeiras, alojadas entre vales e montanhas, são alguns dos grandes atrativos da região, porém, além das belezas naturais, Milho Verde guarda muitos tesouros históricos, como a famosa Igreja de Nossa Senhora do Rosário, estampada no disco Caçador de Mim, de Milton Nascimento. 

Milho Verde, cidade histórica de Minas Gerais

Segundo se conta, a origem do nome “Milho Verde” vem da época em que os primeiros bandeirantes chegaram ali famintos e foram recebidos com milho em abundância pelas comunidades indígenas. Outra possível explicação é que, por volta de 1711, o português Rodrigues Milho Verde chegou ao local em busca de ouro e diamante, dando início ao que é hoje o povoado.

Serro

Serro, um dos municípios mais antigos de Minas e o primeiro do Brasil a ter o conjunto arquitetônico declarado como patrimônio histórico pelo IPHAN (em 1938), é mais um dos belos atrativos do Caminho dos Diamantes, na Estrada Real. Com uma arquitetura tipicamente colonial, Serro atrai a atenção tanto de pesquisadores quanto de visitantes interessados em história.

Serro, cidade histórica de Minas Gerais

Além de todo o contexto histórico da região, a cidade se destaca pela produção do famoso Queijo do Serro, reconhecido como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN. Os visitantes que passam pela cidade têm a oportunidade de passear pelas antigas fazendas de produção de queijo e cachaça mineira. 

Ouro Preto 

Ouro Preto está entre as cidades históricas mais importantes do país. O município foi fundado em 1711 e, poucos anos depois, em 1720, chegou a ser capital da capitania das Minas Gerais. A cidade serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no Brasil. Foi cenário da Guerra dos Emboabas e do movimento da Inconfidência Mineira, no século 18. Nesse período, Tiradentes foi enforcado em praça pública, tornando-se mártir da libertação do povo aos domínios de Portugal. 

Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto é conhecida por suas ladeiras íngremes, arquitetura barroca, casarões coloniais, minas de ouro (algumas abertas à visitação) e igrejas – dentre as quais, a Igreja Nossa Senhora do Pilar e a Igreja São Francisco de Assis. 

Ouro Preto é nossa última parada no circuito Caminho dos Diamantes, na Estrada Real. 

Tiradentes 

Tiradentes, uma das principais cidades históricas de Minas Gerais, tem um aspecto bucólico e um grande acervo histórico, recreativo e cultural. É um destino tranquilo, mas com muitas opções de festivais – entre os mais famosos, estão a Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia –, diversas opções de hospedagem, museus, lojas de artesanato, excelentes restaurantes e até um passeio de Maria Fumaça com destino à vizinha São João del-Rei.

Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais

Dentre os principais pontos de Tiradentes, estão a Matriz de Santo Antônio, a Capela Nossa Senhora das Mercês e a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Outros atrativos interessantes de Tiradentes, que envolvem natureza e aventura, são trekking, cicloturismo, rapel e cavalgada.

São João del-Rei

São João del-Rei, uma cidade que exala arte, cultura e história, é outro destino muito interessante para quem deseja se aprofundar na história do nosso país. Suas centenárias igrejas com arquitetura barroca, seus museus e suas diversas manifestações culturais realizadas nas ruas chamam a atenção dos turistas.

São João del-Rei, cidade histórica de Minas Gerais

São João del-Rei também oferece aos seus visitantes contato direto com a natureza. Situada em uma região predominantemente montanhosa, com uma grande diversidade ecológica, a cidade conta com belas paisagens, formadas por montanhas e cachoeiras.

FONTE ADVENTURE CLUB

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade