O Carnaval de Piranga, o Carnapiranga, foi um verdadeiro marco neste ano! Com a proposta de resgatar o carnaval tradicional, o município preparou uma festa memorável, reunindo, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, um público total de cerca de 13.300 pessoas na Praça Coronel Amantino, de acordo com a Polícia Militar.
Com o tema “Folia que Conta Histórias”, o Carnapiranga deste ano celebrou as narrativas que moldam o espírito carnavalesco local, resgatando a riqueza cultural das festividades que atravessam gerações. A festa destacou a participação dos blocos, dos clubes da cidade e dos foliões que, ao longo do tempo, contribuíram para fazer do evento uma das grandes jóias de Piranga.
Além da presença expressiva do público, outro grande destaque foi o recorde de mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais durante o período de carnaval, demonstrando o engajamento e a repercussão da festa. Além disso, o espaço da festa contou com um super palco e recebeu um lindo painel com ilustrações encantadoras, transformando o ambiente em um local totalmente carnavalesco.






Com o retorno de Piranga à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, o Carnapiranga se consolida entre os melhores carnavais da região e das cidades históricas do estado. Outro fator de grande importância foi a segurança: durante os dias de evento, não houve registro de ocorrências graves, reforçando a imagem de Piranga como o carnaval da tranquilidade.
Entre os blocos que abrilhantaram a festa, o Bloco do PEC (Piranga Esporte Clube) trouxe para as ruas um desfile sobre a alegria! Com diversas alegorias, caminhões e uma torcida animadíssima, o bloco arrastou multidões até a praça.
No dia seguinte, foi a vez do Bloco da Berenice, que a cada ano cresce e se torna um dos mais concorridos da cidade. Em 2025, o bloco levou os “Divertidamente” para as ruas de Piranga, encantando os foliões de todas as idades.






Já o tradicional Bloco da Jujutura, que sai às ruas sempre na segunda-feira de carnaval, surpreendeu com o tema “Que Xou da Xuxa é Esse?”. Com uma comissão de frente formada por paquitas e até uma nave da Xuxa sobre um caminhão, o bloco mais uma vez se destacou pela originalidade e autenticidade.
Para encerrar a folia com chave de ouro, na terça-feira foi a vez do Bloco do NEC (Nacional Esporte Clube). Sempre embelezando as ruas com azul e branco, neste ano o bloco trouxe a história dos céus e dos mares, mostrando como o carnaval do NEC ressurgiu como uma fênix, mantendo sua tradição viva junto ao amor de seus torcedores pelo clube.
Além dos blocos tradicionais, o mês de fevereiro também foi marcado pelo desfile do centenário Bloco do Zé Pereira. Durante o período, foram realizadas oficinas de confecção de bonecos gigantes, utilizando papel reciclado que seria descartado pela administração municipal. Como resultado, novos bonecos foram criados para o bloco, enquanto os já existentes passaram por uma restauração completa.





Nas palavras do Prefeito Luisinho: “A cidade viveu noites de folia que superaram as expectativas, com uma participação popular vibrante repleta de fantasias, alegria e muita folia. A Praça Coronel Amantino ficou completamente lotada, com pessoas de várias cidades que vieram prestigiar o nosso carnaval. Semanas antes do carnaval, hotéis e pousadas já registravam grande procura por serviços de hospedagem, o que refletiu no aumento do fluxo de pessoas na cidade e no aquecimento do comércio local”.
Novas histórias foram escritas nesta folia, histórias que ficarão marcadas nos corações carnavalescos, nas ruas da cidade, em cada foto registrada e em nossa memória. Em 2026, a folia promete manter a mesma qualidade, segurança e alegria, garantindo mais um carnaval inesquecível!




