×


simulado de emergência

Leleco Pimentel promove debate sobre a luta histórica do Povo Palestino e o Dia da Terra Palestina

O deputado estadual Leleco Pimentel lidera uma importante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no próximo dia 31 de março, para debater o Dia da Terra Palestina, data histórica que simboliza a resistência do Povo Palestino contra a ocupação israelense e a luta pelo direito à terra, à vida e à liberdade.

O Dia da Terra Palestina, celebrado em 30 de março, remonta a um episódio emblemático de 1976, quando as autoridades israelenses anunciaram a expropriação de milhares de hectares de terras palestinas na Galileia, sob o pretexto de razões de segurança. O anúncio gerou uma onda de protestos e uma greve geral que paralisou as cidades palestinas. Como resposta, o exército israelense reprimiu violentamente os manifestantes, resultando na morte de seis palestinos e deixando centenas de feridos e presos. Este evento, que ficou conhecido como o “Dia da Terra”, simboliza a luta contínua dos palestinos pelo direito à terra, à liberdade e à autodeterminação.

A audiência pública, marcada para o Plenarinho II da ALMG, servirá como um espaço para refletir sobre a situação atual da Palestina, especialmente na Faixa de Gaza, onde a repressão continua a afetar milhares de civis palestinos. Nos últimos meses, a violência contra o Povo Palestino intensificou-se com uma política ainda mais agressiva de limpeza étnica e expropriação de terras para a expansão de assentamentos israelenses, resultando em mais mortes, destruição e deslocamento forçado.

“Ao longo de mais de sete décadas, o Povo Palestino tem enfrentado uma ocupação brutal que visa destruir sua identidade, sua cultura e seus direitos fundamentais. O Dia da Terra Palestina é um momento crucial para refletirmos sobre as consequências dessa ocupação e demonstrarmos solidariedade à causa palestina”, destaca o deputado Leleco Pimentel, que junto do deputado federal Padre João recebeu honraria Instituto Brasil-Palestina pela luta em defesa do Povo Palestino.

A audiência contará com a participação de importantes movimentos e nomes da luta pela causa palestina, como o deputado federal João Carlos Siqueira; o vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina, historiador Sayid Marcos Tenório, autor do livro “Palestina: do mito da terra prometida à terra da resistência”; a cineasta e coordenadora de SAMIDOUN, a Rede de Solidariedade aos Prisioneiros Palestinos nas Prisões da Ocupação Israelense, Rawa Alsagheer; a jornalista palestino-brasileira e coordenadora da Frente Nacional pela Palestina e da Frente em Defesa do Povo Palestino de São Paulo, Soraya Misleh; a advogada criminalista, colaboradora da Fundação Hind Rajab e da Frente Estadual de São Paulo pela Libertação da Palestina, Maira Pinheiro; a professora e dirigente da Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas), Vanessa Portugal Barbosa; o digital influencer e fundador do projeto História Islâmica e realizador do documentário “Israel Paralelo: a farsa revelada”, Mansur Peixoto; e integrantes do Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino.

Além da discussão sobre a história e os desdobramentos do conflito, o evento também será marcado pelo lançamento do livro de Sayid Marcos Tenório, que oferece uma análise crítica sobre a narrativa da “terra prometida” e as questões territoriais e políticas da Palestina.

“Comemorar o Dia da Terra Palestina é reafirmar o compromisso com a luta de um povo que não desiste de sua pátria, apesar de todas as adversidades. Precisamos ouvir, refletir e agir em solidariedade ao Povo Palestino”, conclui Leleco Pimentel. A audiência pública será uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre os desafios que a Palestina enfrenta atualmente e discutir ações de solidariedade internacional. O evento é aberto ao público e será realizado às 14h no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp