A operação tem como objetivo interromper atividades ilegais e apurar os danos ambientais causados pela mineração não autorizada.
Belo Horizonte: A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deu início na manhã de hoje (2/4), a uma operação para combater diversos crimes ambientais praticados na região do Quadrilátero Ferrífero, com foco no bairro Balneário Água Limpa, situado entre os municípios de Itabirito e Nova Lima, em Minas Gerais.
A ação conta com o cumprimento de 23 Mandados de Busca e Apreensão, emitidos pelo Juízo Federal da 2ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Belo Horizonte/MG. Os mandados estão sendo executados em 10 municípios do estado. Além disso, foi realizada a apreensão de 23 veículos e a suspensão das atividades de 4 empresas de beneficiamento de minério de ferro, conhecidas como “peneiras”, todas localizadas em Sete Lagoas/MG.
Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como extração mineral ilegal, danos a unidades de conservação ambiental e lavagem de capitais, através de uma organização criminosa que utiliza “olheiros” e pessoas armadas para apoiar suas atividades ilícitas na região.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e o cumprimento rigoroso das leis, reforçando a atuação contra a mineração ilegal.




