×

Minas pode perder até 200 mil habitantes em 10 anos, aponta pesquisa da Fundação João Pinheiro

Estudo indica tendência de queda no número de nascimentos nos próximos anos

Minas Gerais pode perder até 200 mil habitantes entre os anos de 2037 e 2047. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Fundação João Pinheiro (FJP), que projeta uma população total de 21,9 milhões de pessoas no Estado em 2037, e 21,7 milhões em 2047. 

Conforme o Governo de Minas, o estudo da FJP foi construído por meio de uma projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2022, no qual a entidade calculou as projeções populacionais para os 853 municípios e para as 13 Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt) do Estado.

O levantamento aponta que entre os anos de 2032 e 2037 – período que antecederá a queda da população total de Minas, as populações das regiões de Barbacena, Juiz de Fora e Pouso Alegre começarão a diminuir.

Nas regiões de Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, por exemplo, a FJP indica que a diminuição ocorrerá apenas ao final do período de projeção em 2047. Em movimento contrário, segundo a entidade, apenas a RGInt de Montes Claros irá manter o crescimento populacional durante todo o período projetado.

Razões para queda no número de habitantes em Minas

A Fundação João Pinheiro revela que essa redução se deve a uma tendência de queda no número de nascimentos nos próximos anos, o que seria insuficiente para garantir a reposição populacional. 

“Esse fenômeno se traduz no aumento da proporção de indivíduos em faixas etárias mais avançadas, enquanto diminui progressivamente nas camadas mais jovens. A evolução das pirâmides etárias evidencia essa transformação, com a base tornando-se cada vez mais estreita, o topo se alargando e a estrutura demográfica assumindo gradualmente o formato de uma pirâmide invertida, o que é característico de populações em estágios avançados de envelhecimento”, explica a FJP.

Quais cidades terão aumento de população?

Conforme a Fundação João Pinheiro, entre os dez municípios que mais crescerão, nove são de médio porte, com populações entre 20 mil e 120 mil habitantes e estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte:

  • Esmeraldas
  • Sarzedo
  • Juatuba
  • Mateus Leme
  • Igarapé
  • São José da Lapa
  • Conceição do Mato Dentro
  • Lagoa Santa 
  • Nova Lima

FONTE: O TEMPO

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp