Estudo indica tendência de queda no número de nascimentos nos próximos anos
Minas Gerais pode perder até 200 mil habitantes entre os anos de 2037 e 2047. Os dados fazem parte de uma pesquisa da Fundação João Pinheiro (FJP), que projeta uma população total de 21,9 milhões de pessoas no Estado em 2037, e 21,7 milhões em 2047.
Conforme o Governo de Minas, o estudo da FJP foi construído por meio de uma projeção realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo de 2022, no qual a entidade calculou as projeções populacionais para os 853 municípios e para as 13 Regiões Geográficas Intermediárias (RGInt) do Estado.
O levantamento aponta que entre os anos de 2032 e 2037 – período que antecederá a queda da população total de Minas, as populações das regiões de Barbacena, Juiz de Fora e Pouso Alegre começarão a diminuir.
Nas regiões de Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia, por exemplo, a FJP indica que a diminuição ocorrerá apenas ao final do período de projeção em 2047. Em movimento contrário, segundo a entidade, apenas a RGInt de Montes Claros irá manter o crescimento populacional durante todo o período projetado.
Razões para queda no número de habitantes em Minas
A Fundação João Pinheiro revela que essa redução se deve a uma tendência de queda no número de nascimentos nos próximos anos, o que seria insuficiente para garantir a reposição populacional.
“Esse fenômeno se traduz no aumento da proporção de indivíduos em faixas etárias mais avançadas, enquanto diminui progressivamente nas camadas mais jovens. A evolução das pirâmides etárias evidencia essa transformação, com a base tornando-se cada vez mais estreita, o topo se alargando e a estrutura demográfica assumindo gradualmente o formato de uma pirâmide invertida, o que é característico de populações em estágios avançados de envelhecimento”, explica a FJP.
Quais cidades terão aumento de população?
Conforme a Fundação João Pinheiro, entre os dez municípios que mais crescerão, nove são de médio porte, com populações entre 20 mil e 120 mil habitantes e estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte:
- Esmeraldas
- Sarzedo
- Juatuba
- Mateus Leme
- Igarapé
- São José da Lapa
- Conceição do Mato Dentro
- Lagoa Santa
- Nova Lima
FONTE: O TEMPO